Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 293-1

Poster (Painel)


293-1

Aceitação da evolução biológica por alunos do ensino médio

Autores:
Pedro Teixeira1,2
1 PUC-RIO - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2 CAP-UFRJ - Colégio de Aplicação da UFRJ

Resumo:
O ensino da teoria evolutiva encontra dificuldades, incluindo conflitos com determinadas crenças religiosas. Embora essa temática seja mais comumente abordada nos EUA, pesquisas recentes apontam que as denominações evangélicas no Brasil demonstram grande resistência à teoria evolutiva. Investigamos duas escolas com grande número de estudantes evangélicos através de questionários. Os dados apontam que não há diferença estatisticamente significativa entre os estudantes com relação à aceitação dos aspectos científicos da teoria evolutiva neodarwinista. No entanto, os estudantes evangélicos tendem a aceitar mais a narrativa bíblica para a origem e evolução dos seres vivos do que os demais grupos religiosos. Em consonância com outros autores, defendemos que é fundamental que o professor diferencie o conhecimento religioso e o científico, a fim de estimular a compreensão das teorias científicas e não a mudança de crença dos estudantes.

Palavras-chave:
 Evolução, Criacionismo, Ciência, Religião


Agência de fomento:
CAPES; CNPq