Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 280-1

Poster (Painel)


280-1

FALAS SIGNIFICATIVAS E EDUCAÇÂO EM CIÊNCIAS: UMA APROXIMAÇAO UNIVERSIDADE-ESCOLA

Autores:
ROCHA, A. L. F.1, Maestrelli. S. R. P.1
1 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, 2 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo:
A partir da necessidade de aproximar as atividades de pesquisa e formação da Universidade com as demandas concretas da escola pública, este trabalho objetiva apresentar as Falas Significativas como uma possibilidade teórico-metodológica de diálogo interinstitucional. Inseridas no contexto acadêmico, a partir da pesquisa participante e da educação popular, as Falas Significativas podem ressignificar o papel da pesquisa acadêmica em educação científica e tecnológica, reorientando seu compromisso ético com a escuta e possibilitando a coparticipação Universidade-Escola na análise e transformação de contextos sócio-histórico desiguais, contemplando assim a função social de ambas as instituições de ensino.

Palavras-chave:
 Fala Significativa, Pesquisa Acadêmica, Educação em Ciências


Agência de fomento:
Capes