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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 272-1

Poster (Painel)


272-1

A relação entre os movimentos epistêmicos de professores em formação inicial e os elementos dos argumentos construídos pelos alunos em uma sequência didática investigativa sobre biodiversidade

Autores:
CAMARGO,G.H.1, MOTOKANE, M.T.1, CASTRO, R.2
1 FFCLRP- USP - Faculdade de Filosofia, ciências e Letras de Ribeirão Preto , 2 PIEC - USP - Programa de pós-graduação Interunidades em ensino de ciência

Resumo:
Partindo-se da concepção de que o desenvolvimento de habilidades argumentativas é importante em aulas de biologia e ciências e que as ações do professor em sala de aula podem constituir uma etapa importante deste processo. Este trabalho identifica os elementos dos argumentos produzidos oralmente por dois grupos de estudantes do segundo ano do ensino médio, ao longo de três episódios de uma Sequência Didática Investigativa sobre biodiversidade, e os relaciona com os movimentos epistêmicos de professores em formação inicial. A análise conjunta dos episódios nos permitiu averiguar o maior esforço dos bolsistas necessário para a construção do elemento Conclusão do padrão argumentativo de Toulmin. Tal nos possibilitou reiterar a importância da fala em situações sociais, como um precursor necessário ao aprendizado individual e destacar a importância das ações do professor como mediadoras e condutoras da construção deste aprendizado.

Palavras-chave:
 movimentos epistêmicos, argumentação, argumento, sequência didática investigativa, biodiversidade