Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 266-1

Poster (Painel)


266-1

A História e a Filosofia da Ciência no Ensino de Química: reflexões sobre a formação de professores a partir dos trabalhos apresentados nos ENPECs entre 2011 e 2015

Autores:
GUARNIERI, P. V.1, GATTI, S. R. T.1
1 UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Resumo:
Nesta pesquisa, buscou-se compreender como os trabalhos apresentados nos ENPECs nas edições de 2011 a 2015 abordam a temática sobre História e Filosofia da Ciência no Ensino de Química. Para tanto, foi realizado um levantamento geral nas atas dos eventos, selecionando para análise os trabalhos que fizessem referência à HFC no Ensino de Ciências. Em um segundo momento, aprofundamos nossa análise considerando apenas os trabalhos de Química. Utilizou-se como instrumento de análise a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1997). Os resultados evidenciaram que há um número relativamente pequeno de trabalhos que abordam a temática da HFC nessas edições do ENPEC, especificamente no Ensino de Química. Olhando para a questão da HFC e a Formação Inicial em Química ressalta-se, mais uma vez essa escassez. Tais resultados sugerem que há necessidade de voltar à atenção para essas discussões a fim de que essa abordagem chegue até a sala de aula.

Palavras-chave:
 ensino de química, formação inicial, história e filosofia da ciência