Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 264-1

Poster (Painel)


264-1

Concepções de ciência com o aplicativo Google Trends sob uma perspectiva construcionista

Autores:
Isadora Luiz Lemes1, Renato P. dos Santos1
1 ULBRA - Universidade Luterana do Brasil

Resumo:
Este artigo apresenta uma aplicação do aplicativo Google Trends em uma disciplina de Física, numa turma de alunos de diferentes cursos de graduação com a finalidade analisar a potencialidade deste software como modificador nas concepções científicas trazidas pelos alunos seguindo aspectos indicados pelo Construcionismo de Seymour Papert. Nesta pesquisa, objetivou-se investigar se há mudança nos valores científicos dos alunos após a realização de atividades que envolvessem a interação dos discentes com a plataforma Google Trends, onde os mesmos tiveram que pesquisar termos de interesse apresentando os dados de seus respectivos trabalhos aos colegas e professora. Apresentaremos os resultados obtidos desta aplicação de maneira que os dados desta pesquisa foram coletados através dos questionários SLA (Scientific Literacy Assesment) e analisados utilizando o método estatístico teste t de Student.

Palavras-chave:
 Google Trends, construcionismo, concepções científicas