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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 262-1

Poster (Painel)


262-1

A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE GOIÁS: RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA

Autores:
OLIVEIRA-NETO, J. F.1, OLIVEIRA, L. G.1
1 UFG - Universidade Federal de Goiás

Resumo:
O objetivo do presente trabalho é compreender como a relação teoria-prática se apresenta na constituição da PCC no interior dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas (CB) em dois contextos específicos: Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Universidade Federal de Goiás (UFG). A abordagem de pesquisa empregada foi à qualitativa e o método de pesquisa a pesquisa documental, uma vez que a fonte para coleta de dados para desta pesquisa se constituiu dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em CB da UEG e UFG. Para a análise foi empregada a Análise de Conteúdo. Mediante o objetivo deste trabalho será disposto dados e discussões referentes à categoria Relação teoria-prática. Os dados demonstram que os discursos hegemonizados no campo teórico acerca da relação teoria-prática têm ganhado força na constituição dos PPC’s, porém ainda necessita-se de muitos avanços no discurso engendrado nesses documentos e na constituição dos mesmos no interior dos cursos.

Palavras-chave:
 Formação de professores, Prática como componente curricular, Relação teoria-prática, Licenciatura em Ciências Biológicas