Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 255-1

Poster (Painel)


255-1

Concepções dos professores dos anos iniciais sobre a Formação de Conceitos Científicos

Autores:
SILVA, S.V.1,2, LORENZETTI, L2,1
1 UTFPR - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, 2 UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Resumo:
O presente trabalho tem o objetivo de analisar as concepções de professores dos anos inicias que atuam nas escolas públicas municipais da cidade de Quatro Barras-PR sobre a formação de conceitos científicos. Face a tímida análise do tema nos trabalhos publicados nos Enpec’s dos últimos dezoito anos, verificou-se a importância de mapear esta visão por parte dos professores. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, composto de onze questões, que foi respondido por 40 professores que atuam nos anos inicias. Os dados foram analisados com base na metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados encontrados sinalizam uma deficiência na concepção de formação de conceitos em ciências naturais, uma das possibilidades apontada é a deficitária formação destes professores tanto na formação inicial quanto na Formação Continuada.

Palavras-chave:
 Formação de Conceitos, Anos Iniciais, Ensino de Ciências