Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 252-1

Poster (Painel)


252-1

Formação continuada para professores de Biologia: curso a distância sobre ensino de genética

Autores:
DREHMER-MARQUES, K. C1, PERSICH, G.D.O1, TOLENTINO-NETO, L. C. B.1,1
1 UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Resumo:
A formação continuada é de substancial importância aos docentes, sobretudo aos professores da área das ciências na qual ocorrem constantes atualizações. Este estudo tem como objetivo apresentar um curso de formação continuada realizado a partir dos interesses dos professores de Biologia e analisar as concepções dos cursistas em relação a temática abordada, avaliando a importância dessa formação docente. Os dados foram coletados por meio de questionário avaliativo ao final de duas edições de um curso de genética na atualidade a distância, sendo que a temática e a modalidade emergiram das necessidades dos docentes. Os resultados, vindos de 43 professores, apontam que há necessidade de mais cursos de formação continuada na área. A abordagem da temática é indispensável para os docentes que estão inseridos no campo da educação em ciências e precisam estar a par das atualizações e mudanças que ocorrem na área da genética.

Palavras-chave:
 formação continuada, educação a distância, professores de biologia, ensino de genética


Agência de fomento:
CAPES