Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 247-1

Poster (Painel)


247-1

Análise de conversas de aprendizagem estimuladas por meio do jogo experimental “Na trilha da ciência”.

Autores:
JUCIEL 1, IVANISE1
1 UERR - Universidade Estadual de Roraima

Resumo:
O ensino de ciências tem sido na atualidade amplamente discutido principalmente no que se refere aos métodos de ensino como a experimentação com materiais alternativos. Assim, este trabalho teve por objetivo analisar as conversas de aprendizagem estimuladas por meio do jogo experimental “na trilha da ciência”. A pesquisa foi realizada com seis estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal de 1º grau Belízio Melo Sobrinho, localizada na comunidade ribeirinha de Terra Preta, no município de Caracaraí. A pesquisa consistiu em aplicar o jogo, com gravação do áudio para posterior transcrição e categorização de acordo com a técnica de conversas de aprendizagem. Na categorização das 111 ocorrências de conversas de aprendizagem, a conversa perceptiva apareceu em maior proporção, com 34,23% (38 ocorrências), ou seja, os estudantes conseguiram prestar atenção e relacionar elementos do jogo com conteúdos de aulas anteriores.

Palavras-chave:
 ensino de ciências, divulgação científica, jogo experimental, comunidades ribeirinhas, Amazônia


Agência de fomento:
não houve