Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 235-1

Poster (Painel)


235-1

A lógica da Engenharia Reversa aplicada ao ensino das ciências

Autores:
PEIXOTO, MAN.1, BARBOSA, I.2
1 IFMG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas, 2 UEA - Uni versidade do Estado do Amazonas

Resumo:
Este trabalho pretende apresentar uma epistemologia/metodologia para o ensino das ciências, baseada no conceito de engenharia reversa. O método de pesquisa contou com entrevistas, observação participante, aplicação de provas para se testar concretamente os conhecimentos adquiridos. Os resultados indicaram que os estudantes submetidos ao processo de engenharia reversa mostravam-se mais motivados e apresentaram um resultado melhor nas provas. No entanto, este método demanda grande esforço por parte do professor, que não encontra nos materiais didáticos convencionais uma sequência de que possa se valer e precisa, em acréscimo, construir cada conceito oriundo da investigação coletiva do fenômeno. Por fim, conclui-se que a engenharia reversa para o ensino pode configurar uma concepção epistemológica/metodológica, profícua para a educação, em cujo cunho prospectivo e investigativo está uma condição que instiga os estudantes e estimula a aprendizagem.

Palavras-chave:
 didática, engenharia reversa, ensino, metodologia do ensino, epistemologia