Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 229-1

Poster (Painel)


229-1

Ensino de Ciências nas séries inicias: Analisando a elaboração de atividades investigativas de licenciandos em pedagogia da UFES

Autores:
BARCELLOS, L.S.1, COELHO, G.R.1, JONIS-SILVA, M.A2
1 UFES - Universidade Federal do Espírito Santo, 2 UFES - Universidade Federal do Espírito Santo, 3 UFES - Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo:
Neste trabalho apresentamos uma análise de como uma oficina de elaboração de atividades investigativas contribuiu para a compreensão dos estudantes de pedagogia da Universidade Federal do Espírito Santo sobre os desafios para o desenvolvimento de atividades investigativas nos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, foram utilizados áudios gerados durante a realização da oficina, que posteriormente foram transcritos e analisados através da análise textual discursiva. A oficina foi desenvolvida em duas aulas da disciplina de Ciências Naturais: conteúdo e metodologia. Os alunos elaboraram suas propostas de atividades investigativas e em seguida houve um momento de socialização das produções. Os resultados sinalizam as dificuldades em se conceber a abordagem investigativa em contraponto ao método tradicional, marcante na vida dos sujeitos da pesquisa, e também na elaboração de atividades dessa natureza, principalmente no que tange o papel do professor e aluno, e na elaboração de um problema que gere investigação.

Palavras-chave:
 Educação em Ciências, Ensino de Ciências nas séries inicias, Formação do pedagogo, Ensino por Investigação


Agência de fomento:
FAPES