Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 207-1

Poster (Painel)


207-1

Al-Khimia: Uma proposta lúdica para o ensino de química orgânica

Autores:
SANTANA, A. O. R1, TEODORO, B. I.1, GOMES, L. R. M.1, XAVIER, A. M.1
1 UFABC - Universidade Federal do ABC

Resumo:
Neste trabalho propusemos a aplicação do jogo de tabuleiro Al-Khimia para alunos do ensino médio, abordando os conceitos de química orgânica envolvendo grupos funcionais, nomenclatura e representações de estruturas planas e espaciais, bem como o acesso às habilidades estratégicas que são essenciais para um bom desenvolvimento do jogo. Aplicado em um terceiro ano de ensino médio de uma escola pública o jogo se mostrou viável, promovendo uma aproximação dos alunos com o conhecimento de química orgânica, bem como o envolvimento direto com o jogo. Com isto é possível estabelecer relações entre as representações de modelo e a nomenclatura dos compostos orgânicos.

Palavras-chave:
 jogo, química orgânica, habilidades estratégicas