Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 192-1

Poster (Painel)


192-1

A utilização de filmes de entretenimento no ensino de ecologia sob o olhar da teoria ator-rede

Autores:
FREITAS, P. H.1, SILVA, R. S.1, ZANIN, A. P. S.1, ANDRADE, M. A. B. S.1, MEGLHIORATTI, F. A.2
1 UEL - Universidade Estadual de Londrina, 2 UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Resumo:
Neste trabalho buscou-se analisar sob a visão da Teoria Ator-Rede a aplicação de duas sequências didáticas que utilizam trechos de filmes de entretenimento como aporte para o ensino de ecologia, especificamente, nos conteúdos Biomas Brasileiros e Mundiais. O objetivo é identificar e compreender as redes sociotécnicas bem como os processos de translações ocorridos entre os actantes. Os trechos de filmes utilizados foram recortados conforme orientação das Sequências Didáticas (FREITAS & ANDRADE, 2016). Participaram da pesquisa 07 estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental, de uma escola na cidade de Londrina-PR. Dessa forma, as ferramentas de análise da Teoria Ator-Rede atuaram de forma significativa na compreensão das translações proporcionadas pela atividade, fornecendo uma nova visão, além da percepção dos acontecimentos entre os indivíduos participantes. A compreensão da maneira como ocorrem tais interações podem auxiliar o professor na elaboração, planejamento e escolha de novas práticas pedagógicas para inserir na sala de aula.

Palavras-chave:
 filmes de entretenimento, ensino de ecologia, teoria ator- rede