Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 183-1

Poster (Painel)


183-1

Estado da arte da pesquisa sobre conflitos ambientais – dissertações e teses do banco EArte

Autores:
Bacic, M.C.1, Ogawa, N.R.2, VIDAL, E.P.3
1 USP - Universidade de São Paulo, 2 UNINOVE - Universidade Nove de Julho, 3 UNB - Universidade de Brasília

Resumo:
O presente trabalho tem o objetivo de mapear e analisar pesquisas em educação ambiental que abordam conflitos ambientais no banco de dados EArte, que abriga resumos de dissertações e teses de EA. Nossa metodologia incluiu a busca dos trabalhos através de descritores, tabulação dos dados quantitativos e análise qualitativa dos resultados e conclusões apresentados nos resumos. Foram encontrados 44 trabalhos, dos quais 42 dissertações e 2 teses. A maioria deles advindos da área de Educação, mas destacamos a diversidade de áreas com pesquisas em EA com essa problemática. Os trabalhos versam sobre percepções das comunidades (escolar e extra-escolar) a respeito dos conflitos, a formação de professores e agentes, e os fundamentos da EA. As conclusões dos trabalhos apontam para a necessidade de uma educação ambiental que promova a capacitação para a gestão participativa e o empoderamento dos atores sociais.

Palavras-chave:
 Pesquisa em Educação Ambiental, Conflitos Ambientais, Estado da Arte