Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 176-1

Poster (Painel)


176-1

Como as crianças pensam sobre cadeia alimentar? Estudo do processo de significação por meio de uma sequência didática

Autores:
Renan Soares da Silva1, Prof.ª Dr.ª Celi Rodrigues Chaves Dominguez1
1 EACH - USP - Escola de Artes, Ciências e Human - USP

Resumo:
Este artigo tem o objetivo de identificar e analisar os processos de significação das crianças, identificando abordagens necessárias nas diversas situações existentes em sala de aula que proporcione ou não a criação dos significados ao redor objetivo a ser ensinado ou vivido. Para sondar essas questões foram aplicadas intervenções sobre o tema “cadeia alimentar” em uma turma de 3ª ano do Ensino Fundamental I de uma escola do município de Itaquaquecetuba. Foi aplicada uma sequência didática com 7 aulas que foram trabalhados de forma básica desde a primeira aula, uma vez que o grupo não tinha muitas informações prévias sobre o assunto. Na sequência didática foi proposta a maior diversidade possível de atividades e abordagens com os alunos de modo a ampliar as possibilidades de produção de significação. Dentre as atividades desenvolvidas, a discussão, trabalho em grupo e o uso de exemplificações foram as que levaram a melhores resultados.

Palavras-chave:
 cadeia alimentar, significação, trabalho em grupo, diversidade dos recursos didáticos