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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 168-1

Poster (Painel)


168-1

Contextualização CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) no ENEM (2012-2016)

Autores:
Sbrana, M.F.C.1, Albrecht, E.1, Aguiar, M.1
1 UFABC - Universidade Federal do ABC

Resumo:
Os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) orientam um ensino contextualizado científico-tecnologicamente, que proporcione ao estudante a compreensão das relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Nesta perspectiva, a abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e a Educação Matemática Crítica podem contribuir para um ensino contextualizado e interdisciplinar. Este estudo apresenta uma análise das questões de matemática apresentadas no ENEM, no período de 2012 a 2016, com o objetivo de investigar se essas questões possuem em seu contexto, questionamentos relacionados à abordagem CTS, bem como examinar se estão relacionadas com outras áreas de conhecimento, em uma abordagem interdisciplinar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, tendo como base a análise de conteúdo de acordo com Bardin (2011). Dentre as 225 questões analisadas, constatamos que 62,2% não compreendem relação com outras áreas de conhecimento e tampouco possibilitam questionamentos que contribuem com a formação crítica dos estudantes para o exercício da cidadania.

Palavras-chave:
 ENEM, ensino de matemática, abordagem CTS, contextualização