Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 157-1

Poster (Painel)


157-1

Abordagens do tema células-tronco em sala de aula de ciências: contribuições da Alfabetização Científica

Autores:
José Pedro Simas Filho1, Cristiane Oliveira da Silva2, Karem Suzan Hansen3
1 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, 2 IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina, 3 EBMMC - Escola Básica MunicipalMâncio Costa

Resumo:
O Ensino de Ciências deve contribuir para a formação de sujeitos críticos, capazes de analisar, interpretar e refletir, a partir dos conhecimentos científicos, sobre questões atuais, que envolvam as relações entre a Ciência, Tecnologia e Sociedade. Dessa forma, os aportes da Didática das Ciências, no âmbito da formação docente, proporcionam subsídios para o desenvolvimento de tais habilidades. Nesse sentido, à luz de contribuições da alfabetização científica, este trabalho objetivou verificar abordagens do tema células-tronco em situações de ensino. Nossas análises foram feitas a partir de registros em diário de campo de uma situação de ensino, obtidos em uma pesquisa de mestrado na área de Educação em Ciências. Consideramos que as interações dialógicas em sala de aula para tratar de temas sociocientíficos controversos são fundamentalmente importantes, para a apreciação das questões da Ciência e Tecnologia, prática essa que contribui para a formação de alunos alfabetizados cientificamente.

Palavras-chave:
 controvérsias sóciocientíficas, alfabetização científica, ensino de ciências


Agência de fomento:
CAPES