Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 154-1

Poster (Painel)


154-1

Construção de um questionário para identificação de concepções sobre radicais livres e antioxidantes

Autores:
Nogueira, K.S.C.3, Cubero, Josely2, Goes, L. F.1, Fernandez, C.1
1 IQ-USP - Instituto de Química da Universidade de São Paulo, 2 EACH-USP - Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, 3 IQ-USP - Instituto de Química da Universidade de São Paulo, 4 IQ-USP - Instituto de Química da Universidade de São Paulo

Resumo:
Neste trabalho utilizou-se um questionário do tipo escala de Likert, previamente validado, para identificar as concepções acerca de radicais livres e antioxidantes expressas por estudantes ingressantes no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (LCN). O questionário foi respondido por 71 estudantes do segundo semestre do curso de LCN da Universidade de São Paulo (USP) entre os anos de 2015 e 2016. A seleção de público-alvo baseou-se na análise curricular do curso com o propósito de garantir que os conteúdos específicos ainda não tivessem sido desenvolvidos. Esse critério se mostrou importante para identificação das concepções iniciais dos estudantes. Os resultados confirmam a importância dos meios de divulgação científica como forma de introduzir temas de relevância científico-tecnológica-social e apontam para necessidade de maiores investimentos na divulgação desses conhecimentos, de forma conceitualmente correta, tanto por meio da mídia como por meio da sua inclusão em temas transversais na Educação Básica.

Palavras-chave:
 radicais livres, antioxidantes, escala de Likert


Agência de fomento:
Fapesp