Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 128-1

Poster (Painel)


128-1

Ciência e arte na pós-graduação em Ensino de Ciências no Brasil: estudos preliminares

Autores:
Deccache-Mais, E.1, Santos, E. C.1, Nunes, W.V.1
6 IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro, 7 IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro, 8 IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro

Resumo:
A relação Ciência e Arte vem sendo alvo de estudos com o objetivo de aprimorar o Ensino de Ciências. Ciência e arte são parceiras que deveriam estar cada vez mais presentes nas práticas de ensino. Para tanto, faz-se necessário que os professores tenham contato com teorias e práticas que demonstrem a importância desta relação, para que possam tê-la como um recurso possível. No entanto, quantos cursos de formação de professores ofertam disciplinas que abordam esta temática? O presente trabalho busca respostas analisando as pós-graduação em Ensino de Ciências do país, visando conhecer suas grades curriculares e ementas dos cursos para identificar disciplinas que tocam diretamente ou apenas tangenciam a relação Ciência e Arte. Os resultados deste levantamento demonstram que esta é uma tendência que ainda merece incentivo, mas que a constatação da existência de alguns Programas que investem no diálogo entre ciência e arte já é um bom começo.

Palavras-chave:
 Ciência e arte, Pós-graduação, Formação docente, Ensino de Ciências


Agência de fomento:
PROCIÊNCIA-IFRJ / FAPERJ