Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 120-1

Poster (Painel)


120-1

A influência de uma situação controversa nas visões de alunos sobre Natureza da Ciência

Autores:
Martins, M1, Justi,R.1
1 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, 2 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo:
Neste artigo, apresentamos e analisamos as visões de alunos do ensino médio sobre ciências antes e após eles terem vivenciado uma situação controversa autêntica. Os dados iniciais foram coletados a partir de uma atividade na qual os alunos tiveram que ilustrar, com desenhos, algumas de suas concepções sobre ciências. Em seguida, eles vivenciaram uma unidade didática da qual fazia parte a discussão de uma situação controversa sobre alimentos transgênicos. Na sequência, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a fim de investigar possíveis modificações em suas visões sobre ciências. Os resultados indicam que a discussão da situação controversa influenciou as visões dos alunos, visto que estas se tornaram mais amplas e adequadas do que as iniciais. Ao dialogar com a literatura da área, as conclusões deste estudo apontam para a importância de se inserir contextos controversos e autênticos em salas de aula para desenvolver as visões dos alunos sobre ciências.

Palavras-chave:
 Natureza da Ciência, situação controversa autêntica, alunos de química, ensino médio


Agência de fomento:
CAPES