Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 118-1

Poster (Painel)


118-1

Histórias em Quadrinhos e Formação de professores de Ciências: O que dizem as pesquisas?

Autores:
Vieira, E. F.1, Abib, M.L.V. S1
1 USP - Universidade de São Paulo

Resumo:
Este artigo é resultado de um levantamento bibliográfico que teve como propósito identificar de que forma a utilização de histórias em quadrinhos (HQs) em cursos de formação inicial e continuada de professores de ciências comparecem em publicações acadêmicas. Para estabelecer a pesquisa foram selecionados e analisados artigos publicados em eventos e revistas especializadas em ensino de ciências e HQs entre 2001 e 2016. O aporte teórico-metodológico permitiu evidenciar que os textos voltados à exploração das HQs na formação se estruturavam a partir de quatro unidades principais: 1) ações formativas; 2) função formativa das HQs; 3) construção teórica para HQs; 4) pressupostos formativos associados. Das práticas articuladas, pudemos observar que a consonância (ou a falta de consonância) entre os pressupostos formativos adotados e a construção teórica tecida para justificar a presença das HQs no contexto formativo impactaram significativamente sobre as ações formativas elaboradas e as funções atribuídas às HQs.

Palavras-chave:
 HQs, Formação de Professores, Ensino de Ciências


Agência de fomento:
CNPq