Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 117-1

Poster (Painel)


117-1

ELEMENTOS DA RELAÇÃO COM O SABER DE EGRESSOS DA LICENCIATURA EM FÍSICA DA UFSC

Autores:
Simões, B. S.1, Custódio, J. F.1
2 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo:
A literatura em educação cientifica tem destinado recentemente grande atenção ao problema da permanência dos graduandos em cursos de licenciatura. Muitos são os motivos elencados, mas ainda há pouco aprofundamento na compreensão do papel de aspectos motivacionais/ atitudinais. A fim de contribuir para o mapeamento desta dimensão, pretendemos investigar elementos da relação com saber de egressos do Curso de Licenciatura em Física da UFSC. A teoria da relação com o saber foi desenvolvida por Charlot e seus colaboradores, que iniciaram sua discussão buscando discutir a questão do fracasso escolar. Desta forma, enviamos questionários por e-mail para egressos do curso entre os anos de 2004 a 2014. Ao analisarmos os dados com vistas à teoria, percebemos que nossos sujeitos construíram uma relação de identidade com a Licenciatura em Física e seus saberes, o que se caracterizou como um importante fator na permanência no curso.

Palavras-chave:
 relação com o saber, docência em Física, Licenciatura em Física


Agência de fomento:
CNPq