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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 88-1

Poster (Painel)


88-1

A Abordagem Temática e o campo das Políticas Públicas: o que pensam os pesquisadores?

Autores:
MAGOGA, T.1, MUENCHEN, C.1
1 UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Resumo:
O objetivo central do presente trabalho está relacionado às discussões da Abordagem Temática com o campo das políticas públicas. Entendida como uma perspectiva curricular cuja lógica está baseada na construção de currículos a partir de temas, a Abordagem Temática vem sendo considerada relevante para a superação dos problemas educacionais atuais. Entretanto, conforme literatura da área de educação em ciências, o desenvolvimento de ações neste viés necessita um repensar relacionado não somente ao campo educacional, mas também ao político. Partindo desta prerrogativa, optou-se por analisar como os principais sujeitos/pesquisadores que trabalham com tal perspectiva – para Fleck, círculo esotérico – percebem a importância das discussões relacionadas às políticas públicas. Percebeu-se, com isso, que tanto as discussões de cunho interdisciplinar, quanto a necessidade de maior tempo de formação e de uma assessoria por parte das universidades, estão relacionadas ao campo das políticas públicas e mostram-se como necessárias para o trabalho temático.

Palavras-chave:
 Abordagem Temática, Currículo, Círculo Esotérico, Políticas Públicas