Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 82-1

Poster (Painel)


82-1

Citologia em sala de aula: Um modelo celular pensado para todos

Autores:
Souza, E. M.1, Messseder, J.C.1
1 IFRJ/NILÓPOLIS - Instituto Federal do Rio de Janeiro

Resumo:
No ensino de ciências, a citologia é o ponto de partida para o conhecimento dos seres vivos, e é através dela que este trabalho visa pensar a aprendizagem dos alunos. Apresenta-se aqui um modelo que visa facilitar a compreensão do conceito de célula, suas estruturas e funções, por alunos de 7º e 8º anos do ensino fundamental. Considerou-se aspectos como significação tátil, interatividade, tamanho entre outras características para construir um modelo que pudesse ser utilizado por alunos com necessidades educacionais especiais, particularmente, com deficiência visual. O processo de construção e os primeiros momentos de aplicação do modelo celular são descritos, levantando-se a discussão sobre recursos didáticos e inclusão. Os alunos participantes da pesquisa indicaram o modelo com atrativo e que proporciona a discussão dos temas propostos. Assim pode-se considerá-lo um material com potencial para o ensino de citologia e ainda, baseado em suas características, pode promover um ambiente inclusivo.

Palavras-chave:
 ensino de ciências, modelo, citologia


Agência de fomento:
IFRJ