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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 71-1

Poster (Painel)


71-1

Consensos de especialistas em educação em ciências sobre educação científica escolar no âmbito da reforma curricular da educação básica brasileira do século XXI

Autores:
PICCININI, C.L.1, NEVES, R.M.C.2, ANDRADE, M.C.P.3
1 UFRJ/COLEMARX - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2 FIOCRUZ, EPSJV - Fundação Oswaldo Cruz, Esc Poli Saúde Joaquim Venâncio, 3 UFRJ/COLEMARX - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo:
Investigamos consensos que especialistas em educação em ciências indicaram sobre a educação científica escolar no âmbito de uma possível reforma curricular da educação básica brasileira, dinamizada pelo Movimento pela Base, desde 2013. Trata-se de pesquisa documental sobre pareceres de especialistas do campo da educação em ciências. Como resultado, identificamos como consensos entre especialistas que o texto público inaugural desse movimento reformista, Primeira Versão da Base Nacional Comum Curricular, apresenta uma proposta curricular com precária fundamentação teórico-metodológica, e através de texto em que a relação entre argumentação e esquematização carece de organicidade. É consensual também que os ‘objetivos de aprendizagem’ escolar da proposta, por sua extensão, tendem a restringir fortemente a autonomia e a flexibilidade curricular de escolas e professores.

Palavras-chave:
 Política educacional, educação científica escolar, Movimento pela Base


Agência de fomento:
UFRJ (bolsa)