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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 66-1

Poster (Painel)


66-1

Desenvolvimento de competências cognitivas por meio da construção de argumentação

Autores:
RODRIGUES, Bárbara Scola1, SILVA, Matheus Ireno da1, MIRANDA JÚNIOR, Pedro1, MARQUES, Amanda Cristina Teagno Lopes1, POLICARPO, Stefani Paula de Faria 2
1 IFSP - Instituto Federal de São Paulo, 2 E.E. PROFª AP. RAHAL - Escola Estadual Professora Apparecida Rahal

Resumo:
O presente artigo tem como objetivo discutir o desenvolvimento cognitivo de um grupo de alunos da 1ª série do Ensino Médio no decorrer de uma Sequência Didática (SD). Realizou-se coleta de dados em todas as etapas da SD por meio das produções dos alunos, na forma de questionários e pela gravação e transcrição de vídeos. Assim, os dados foram analisados qualitativamente baseando-se na Teoria dos Três Estratos. A referida teoria visa hierarquizar o domínio das habilidades em três níveis, interdependentes. Pode-se compreender o estrato I como domínio de habilidades pontuais e os demais níveis como habilidades mais amplas que culminam no desenvolvimento de determinada competência. Portanto, os parâmetros apresentados na Teoria dos Três Estratos foram concebidos como indicadores do desenvolvimento de habilidades cognitivas. Este trabalho foi realizado no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Palavras-chave:
 argumentação, cognição, ensino, julgamento


Agência de fomento:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)