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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 48-1

Poster (Painel)


48-1

As complexidades do fenômeno “mudanças climáticas”: análise de teses e dissertações de educação ambiental

Autores:
Danielle Aparecida dos Reis1, Luciano Fernandes Silva2
1 UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, 2 UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá

Resumo:
Este trabalho apresenta alguns resultados obtidos em uma pesquisa de mestrado. Um dos seus objetivos consistiu em identificar as compreensões sobre o fenômeno das mudanças climáticas elaboradas nas teses e dissertações brasileiras de Educação Ambiental (EA), a fim de analisar que aspectos das complexidades inerentes ao fenômeno são enfatizados nestes trabalhos. Para delimitação do corpus documental, foi realizado um levantamento bibliográfico das teses e dissertações de EA defendidas no período de 1987 a 2010, constantes no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, o que resultou em 17 dissertações de mestrado. Posteriormente, realizou-se a análise dos textos completos, tomando como referência teórico-metodológica a “análise de conteúdo”. Desse conjunto, 4 dissertações apresentam considerações que remetem às complexidades do fenômeno das mudanças climáticas, destacando que o clima pertence a um sistema complexo, sujeito à interferência de inúmeras variáveis tanto naturais, quanto antrópicas.

Palavras-chave:
 ensino de ciências, educação ambiental, mudanças climáticas, complexidade


Agência de fomento:
CAPES