Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 43-1

Poster (Painel)


43-1

Análise de trabalhos do ENPEC sobre experimentação no ensino de Física

Autores:
SILVEIRA, W.P.1, TEIXEIRA, O.P.B.1
1 UNESP - Universidade Estadual Paulista

Resumo:
Discussões sobre o uso de atividades experimentais (AE) no ensino das Ciências são levantadas por pesquisadores da área e situações de ensino com o uso delas são investigadas. Nesse contexto e considerando o ensino de Física, este trabalho relata uma pesquisa de cunho bibliográfico que teve como objetivo fornecer um panorama das produções que vem sendo desenvolvidas e apresentadas no ENPEC realizado entre 2009 e 2015. Para isso, analisaram-se alguns aspectos dessas pesquisas tomando algumas orientações da “Análise de Conteúdo” de Bardin (2011). A partir da análise, as pesquisas puderam ser agrupadas em quatro categorias: apresentação de estratégia didática, investigação envolvendo uso de AE, investigação diversa e aparato experimental. Os resultados mostraram que a maioria deles privilegia a abordagem investigativa e que várias pesquisas são de cunho bibliográfico. Além disso, constatou-se que a maioria deles está voltada para o Ensino Médio e para o estudo da Mecânica.

Palavras-chave:
 atividades experimentais, ENPEC, ensino de Física