Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 38-1

Poster (Painel)


38-1

Emergência de um fato científico: um estudo sobre as pesquisas realizadas na área de Educação em Ciências no Brasil

Autores:
Amanda 1, Joanez1
1 UFPR - Universidade Federal do Paraná

Resumo:
Este artigo apresenta uma investigação que teve como objetivo conhecer quais categorias fleckianas e como estas vêm sendo utilizadas nas pesquisas da área de Educação em Ciências, que investigam a emergência de um fato científico. Para tanto, foram analisados artigos de periódicos nacionais que utilizaram o referencial fleckiano do ano 2000 até 2013. Nesse período foram localizados 9 (nove) artigos, sendo 3 (três) da área de educação em ciências e 6 (seis) da área da saúde. A pesquisa foi realizada a partir do levantamento e análise de Descritores Gerais e Específicos. Os resultados apontam que a região Sul vem se destacando tanto na quantidade de pesquisas realizadas, quanto na utilização das categorias epistemológicas de Fleck para a compreensão da emergência de um fato científico, destacando que a ciência é construída essencialmente por um coletivo de pessoas, como na contribuição que esta abordagem pode oferecer quando um ensino é contextualizado historicamente.

Palavras-chave:
 Educação em Ciências, Ludwik Fleck , Fato Científico