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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 19-1

Poster (Painel)


19-1

Busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da Ciência-Tecnologia na Sociedade: sinalizações de práticas educativas CTS

Autores:
SANTOS, Rosemar Ayres dos1,2, AULER, Décio2
1 UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul, 2 UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Resumo:
Entendemos ser fundamental a problematização da suposta neutralidade da Ciência-Tecnologia para a constituição de uma cultura de participação em processos decisórios. Investigamos: Quais encaminhamentos têm sido dados, em práticas educativas Ciência-Tecnologia-Sociedade, no contexto brasileiro, que contemplam, que dão visibilidade à presença de valores, de interesses no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológico, na definição da agenda de pesquisa? Na análise do corpus, composto por artigos do ENPEC e periódicos, utilizamos Análise Textual Discursiva. Sintetizamos os resultados em: 1) Superação do determinismo científico-tecnológico; 2) Valores e características de determinado espaço-tempo condicionam a agenda de pesquisa, o produto científico-tecnológico; 3) Participação social na definição da agenda de pesquisa em Ciência-Tecnologia; 4) Busca de encaminhamentos distintos dos atuais; 5) Participação social limitada às implicações/impactos da Ciência-Tecnologia na Sociedade. Sinalizamos a necessidade de assumir novo objetivo em processos educativos: potencializar para a participação em processos decisórios envolvendo a formulação de Políticas Públicas para a Ciência-Tecnologia.

Palavras-chave:
 Cultura de participação, Não Neutralidade da Ciência-Tecnologia, Freire, PLACTS, Valores


Agência de fomento:
CAPES