Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 4-1

Poster (Painel)


4-1

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA INCLUSIVISTAS

Autores:
Alves, B.C.1, Barbosa-Lima,C.1,2, Catarino, G.F.de C.1,3
1 UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2 FIOCRUZ - Instituto Oswaldo CRUZ, 3 UNIGRANRIO - UNIversidade do Grande Rio

Resumo:
A partir de inquietações a respeito de alunos deficientes visuais em turmas regulares de Física, pesquisamos como licenciandos matriculados em uma turma de graduação, elaboraram uma aula de eletromagnetismo para uma turma inclusiva, isto é, composta por alunos com e sem deficiência. O objetivo foi identificar e perceber que adequações seriam realizadas pelos futuros licenciados ao planejarem uma aula com a abordagem do conteúdo citado capaz de alcançar de maneira igualitária todos os estudantes. A pesquisa foi de ênfase qualitativa, do tipo estudo de caso, e seus sujeitos foram os licenciandos, que ofereceram informações através de questionários, resenhas, maquetes e experimentos. Neste trabalho, analisaremos as respostas do questionário respondido nos primeiros encontros da disciplina e o trabalho final elaborado por todos os alunos da turma de maneira colaborativa, sobre eletromagnetismo. Nossos resultados indicam a possibilidade de construção de aparatos adequados tanto para alunos videntes quanto para não videntes.

Palavras-chave:
 Deficiência visual, Formação Inicial de professores, Ensino de Física, Eletromagnetismo


Agência de fomento:
Nenhuma