Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 3-1

Poster (Painel)


3-1

As coleções de Ciências de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental: uma análise dos conteúdos no Guia de Livros Didáticos de 2014

Autores:
ROSA, M. D.1, MEGID NETO, J.2
1 PECIM - Prog. de Pós-grad. Multiun. em Ens. de Ciências e Matemática, 2 DEPRAC/UNICAMP - Dep. de Ensino e Práticas Culturais

Resumo:
Esse artigo investiga a organização dos conteúdos de Ciências presentes nas coleções didáticas aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático de 2014. As obras foram analisadas em relação aos conteúdos estabelecidos nos índices dos respectivos livros, a partir do referencial metodológico da análise de conteúdo. Foram estabelecidas duas categorias de coleções, que optamos por denominar de “tradicionais” e “inovadoras”. A realização da leitura nos permitiu constatar que 17 das 20 coleções de Ciências presentes no Guia de Livros Didáticos de 2014 apresentam aspectos de obra tradicional em relação à distribuição de conteúdos pelos quatro volumes. O modelo de coleção tradicional, cuja organização dos conteúdos remonta aos currículos da década de 1960 e anteriores, ainda persiste fortemente na indústria do livro didático nos dias atuais, com impacto no ensino e aprendizagem escolar das Ciências da Natureza.

Palavras-chave:
 ensino de ciências, ensino fundamental, livro didático de ciências, Programa Nacional do Livro Didático


Agência de fomento:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)