Trabalhos

Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
[Voltar]


 FP-18-4 - A AUTOSCOPIA BIFÁSICA COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO REFLEXIVA NAS ATIVIDADES DE MICROENSINO PARA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE QUÍMICA
ARRIGO, V.1, LORENCINI JR, Á.1
1 UEL - Universidade Estadual de Londrina

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  autoscopia, ensino de química, professor reflexivo



 FP-20-6 - A CONSTRUÇÃO DE MODELOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
JONIS, M.A.1, TRAZZI, P.S.S.1, SANTOS, J.A.1
1 UFES - Universidade Federal do Espírito Santo

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  ensino de biologia, modelos, formação de professores



 FP-29-2 - A CONTRIBUIÇÃO DA REFLEXÃO ORIENTADA NA FORMAÇÃO INICIAL EM QUÍMICA
TANGANELI, V. S.1, PEDROSO, J. R.1, ABRAS, C. M.1, BERNARDO, R. A.1, SUART, R. C. 1, MARCONDES, M. E. R.2
1 UFLA - Universidade Federal de Lavras, 2 USP - Universidade de São Paulo

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  reflexão orientada, formação inicial, planejamento didático



 FP-21-5 - A CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS EM FÍSICA DO IFNMG-SALINAS
SOUZA NETO, Geraldo Martins 1,3, SILVA, AFONSO, Vailton1,3, Rocha,Santos Marcio1,3
1 IFNMG - Instituto Federal de Educação ciência e tecnologia , 2 IFNMG - Instituto Federal de Educação ciência e tecnologia , 3 E.E.D.P.S - Escola Estadual Dr Osvaldo Prediliano Santana

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  estágio supervisionado, formação docente, licenciandos



 FP-20-3 - A ESPECIFICIDADE DO CONCEITO DE CONTEÚDO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NO BRASIL
MACHADO, A. R.1, ROSO, C.C.1
1 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  Conteúdo, Currículo, Processos Formativos



 FP-26-5 - A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO CECIMIG
Angela Bosco1, Eliane de Sá1, Maria Emília Caixeta1
1 UFMG - Universidade Federal de MInas Gerais

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  formação continuada de professor, centro de ciências , ensino de ciências , cecimig



 FP-29-1 - A FORMAÇÃO CRÍTICO-PEDAGÓGICA DE PROFESSORES E PROFESSORAS
CUNHA, M.B.M.1, SILVA, J.L.P.B.1
1 UFBA - Universidade Federal da Bahia, 2 UFBA - Univsidade Federal da Bahia

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  formação de professores, pedagogia histórico-crítica, sistema de complexos temáticos.



 FP-28-1 - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ESTÁGIO EXTRACURRICULAR: ARTICULANDO SABERES TEÓRICOS COM A PRÁTICA
BOTELHO, M. L. S. T.1, QUADROS, A. L.1, SILVA, L. R. L.1
1 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  estágio, formação de professores, tendências do ensino



 FP-21-6 - A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE CURRICULAR DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
HOFFMANN, Marilisa Bialvo2,1, DELIZOICOV, Demétrio.1
1 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, 2 UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  Docência no Ensino Superior, Ensino de Ciências, Ensino de Biologia, Formação de professores



 FP-30-5 - A INTERIORIZAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Keoma Tabosa1, Phillipe Joanou1, Gabriel Lima1, Kênio Lima1
1 CAV/UFPE - Centro Acadêmico de Vitória - Univ. Federal de Pernambuco

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  formação docente, ensino de biologia, profissionalização docente, prática docente, universidade pública



 FP-30-1 - A LICENCIATURA POR ACASO: MOTIVAÇÕES PARA O INGRESSO EM UM CURSO DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM QUÍMICA
Camila Lima Miranda1, Julio Cezar Foschini Lisbôa 2, Daisy de Brito Rezende 1,3
1 USP - Universidade de São Paulo, 2 FSA - Centro Universitário Fundação Santo André, 3 USP - Universidade de São Paulo

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  Motivação, Licenciatura, Química, Professor



 FP-24-3 - A PESQUISA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
NASCIMENTO, D. X.O.1,2, CHAPANI, D. T1
1 UESB - Universidade do Sudoeste da Bahia, 2 UESB - Universidade do Sudoeste da Bahia

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  formação em exercício, pesquisa, produção científica



 FP-22-6 - A RECONTEXTUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS INOVADORAS POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Francine Pinhão1, Amada Lima2, Isabel Martins2
1 UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2 UFRJ - Univerisdade Federal do Rio de Janeiro

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  recontextualização, ensino fundamental, anos iniciais



 FP-17-5 - A SITUAÇÃO DE ESTUDO NO PROCESSO FORMATIVO DE LICENCIADOS EM QUÍMICA: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES
Oliveira, A. J.1, Fernandes, F. G.1, Siqueira, M.1,1, Massena, E. P.1,1
1 UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  Formação de professores, Currículo, Situação de Estudo



 FP-19-2 - A SOCIALIZAÇÃO INICIAL DE UMA PROFESSORA DE CIÊNCIAS: CONFLITOS, ANGÚSTIAS E CONTRADIÇÕES
Martinez, E. W.1, Guridi, V. M.2
1 IFUSP - Instituto de Física da Universidade de São Paulo, 2 EACH-USP - Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de Sã

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  socialização inicial de professores, identidade docente, conflitos identitários, formação de professores



 FP-26-2 - A VISÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE A HISTÓRIA DA CIÊNCIA
Schneider, E. M.1, Meglhioratti, F. A.2
1 UEM - Universidade Estadual de Maringá, 2 UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  formação de professores, ensino de ciências, eugenia



 FP-25-1 - ABORDAGEM DE TEMAS NA FORMAÇÃO INICIAL: A PERSPECTIVA CTS NO ÂMBITO DO PIBID
MARQUES, S. G.1, Halmenshlager, K.1, WAGNER, C.1
1 UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  CTS, Ensino de Ciências, Formação Inicial, PIBID



 FP-17-4 - ABORDAGEM DE TEMAS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
HUNSCHE, S.1,2, HALMENSCHLAGER, K. R.1, GOI, M. E. J.1, ELLENSOHN, R. M.1
1 UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa, 2 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  Ensino de Ciências, Formação Docente, Resolução de Problemas, Abordagem Temática, Tecnologias da Informação e Comunicação



 FP-16-3 - ABORDAGEM DO TEMA EPISTEMOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA
CLEBSCH, A. B.1,2
1 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, 2 IFC - Instituto Federal Catarinense

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  formação de professores, epistemologia, ensino de física, história e filosofia da ciência



 FP-24-2 - ABORDAGEM TEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE
HALMENSCHLAGER, R. K.1, STRIEDER, R.B.2, WATANABE, G.3, SILVA, L. F.4
1 UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa, 2 UNB - Universidade de Brasília , 3 UFABC - Universidade Federal do ABC , 4 UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  Abordagem Temática, Formação Docente, Ensino de Física



 FP-20-1 - AGUAS RESIDUALES DEL RIO SALITRE, COMO UNA CUESTION SOCIOCIENTICA PARA EL FORTALECIMIENTO DEL PENSAMIENTO CRÍTICO EN DOCENTES EN FORMACION INICIAL
Silva, J.A.S.4, MENDIVELSO, D.E.J.6, RUIZ, F.M. 6
4 UFSM - Universidade Federal Santa Maria , 6 UPN - Universidad Pedagogica Nacional

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  Formación inicial de profesores, Pensamiento Crítico, Cuestiones Sociocientíficas



 FP-18-2 - ANALISANDO A PRÓPRIA PRÁTICA DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DA REFLEXÃO ORIENTADA PARA A FORMAÇÃO INICIAL EM QUÍMICA
Suart, R. C.1,2, Marcondes, M.E..R.2
1 UFLA - Universidade Federal de Lavras, 2 USP - Universidade de São Paulo

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  reflexão orientada, ensino de química, formação de professores



 FP-27-3 - ANÁLISE DE PRODUTOS DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: PANORAMA DAS PRODUÇÕES PARA ENSINO DE FÍSICA
Daré, Ronan1,2, Nascimento Silvania2, Verdejo Antonio3
1 IFMG - Instituto Federal Minas Gerais, 2 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, 3 UGR - Universidade de Granada

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  Ensino de Física, Mestrado Profissional Ensino de Ciências, Formação de Professores, Conteúdo Básico Comum (CBC), Racionalidade Técnica



 FP-23-6 - ANÁLISE DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM UM CURSO DE LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES E INTEGRADAS
FERREIRA, M.1, SILVA, A. L. S.1
1 UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  alfabetização científica, resolução de problemas, pedagogia da pesquisa, licenciatura interdisciplinar



 FP-19-3 - ANÁLISE DO PERFIL E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II E SUAS CONCEPÇÕES SOBRE O ENSINO DE FÍSICA.
SILVA, A.P.2,7, SILVA, A.V.2,7, OLIVEIRA.J.N.2,7, ROCHA. S.M.8,2,7
1 IFNMG- CÂMPUS SALINA - Instituto Federal do Norte de Minas Gerais- Câmpus Salinas, 2 IFNMG-CÂMPUS SALINAS - Instituto Federal do Norte de Minas Gerais- Câmpus Salinas, 7 E.E.P.L.L - SALINAS - Escola Estadual Professor Levindo Lambert, 8 E.E.D.O.P.S SALINAS - Escola Estadual Dr. Osvaldo Prediliano Sant

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  Ensino de ciências, Ensino de Física, Ensino fundamental II., Perfil e formação dos professores



 FP-18-3 - AQUISIÇÃO DA REGRA DISCURSIVA DE SEQUÊNCIA POR LICENCIANDOS EM QUÍMICA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Beatriz dos Santos1, Bruno Ferreira dos Santos1
1 UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  discurso instrucional, estágio supervisionado, regra discursiva, saberes docentes



 FP-21-1 - AS CONEXÕES DO CONTEÚDO NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE A PARTIR DE CINCO PROFESSORES
SILVA, A. S. F.1, MARTINS, R. F.1, QUADROS, A. L.1, MORTIMER, E. F.1
1 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  Ensino Superior, Relações e conexões pedagógicas, Ensino



 FP-26-3 - ATIVIDADES PRÁTICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES EM UMA RELAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA
Pedro, A.1, Bastos, F.1, Labarce, E.C.1, Takahashi, B.T.1
1 UNESP BAURU - Faculdade de Ciências - UNESP/BAURU

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  Atividades práticas, Formação continuada professores Ciências, Relação Universidade e Escola Básica, Saberes docentes



 FP-28-3 - AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO DOS LICENCIANDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Barboza, R.1, Martorano, S.A.A.1
1 UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, Diadema

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  Formação de Professores de Ciências, Estágio Supervisionado, Ensino de Ciências



 FP-22-3 - CAPACITAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA
EIRAS, W.C.S.1, MENEZES, P. H. D2
1 IF SUDESTE MG - INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS, 2 UFJF - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  capacitação de professores, ensino de ciências, ensino fundamental , prática docente



 FP-22-2 - CICLO DIA-NOITE E ESTAÇÕES DO ANO: COMPREENSÃO DE FUTUROS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS ATRAVÉS DA DINÂMICA DAS ESFERAS DE ISOPOR
Peixoto, D. E.1, Kleinke, M.U.1
1 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  Formação de professores, astronomia, ciclo dia-noite, estações do ano



 FP-18-1 - CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADE E LIMITES ENCONTRADOS POR PROFESSORAS
MAGALHÃES2, ALMEIDA2
2 UNICAMP - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  ensino de ciências, ensino fundamental, limites, possibilidades, professoras



 FP-20-2 - CONCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA SOBRE ANALOGIAS: UMA ANÁLISE DAS COMPARAÇÕES ELABORADAS POR LICENCIANDOS
Thais Mara Anastácio Oliveira1, Nilmara Braga Mozzer1
1 UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  analogias, formação de professores, ensino de ciências



 FP-18-6 - CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS NATURAIS SOBRE O CONHECIMENTO QUÍMICO
Reis, R. C.1, Mortimer, E. F.1
1 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  formação de professores, ensino fundamental, conhecimento químico



 FP-22-1 - CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS DAS SÉRIES INICIAIS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E OS IMPACTOS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
RIBEIRO, Henrique Melo Franco1, NEVES, Maria Luiza Rodrigues da Costa1
1 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  Concepções de professores, Ensino de Ciências, Séries Iniciais



 FP-28-4 - CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS SOBRE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: REFLEXÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE QUÍMICA
E.M.W1, F. A. A. S1
2 UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  estágio supervisionado, concepções, acadêmicos de química



 FP-29-6 - CONHECIMENTOS EM DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
BASTOS, F.1, LABARCE, E. C.1, PEDRO, A.1, TAKAHASHI, B. T.1
1 UNESP - Universidade Estadual PAULISTA

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  didática das ciências, formação continuada de professores, saberes docentes



 FP-25-5 - CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA DE PROJETOS NA CONSTRUÇÃO DO PERFIL REFLEXIVO-CRÍTICO DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO PIBID
Gonçalves, Emerson Nunes da Costa1, Comarú, Michele Waltz1
1 IFES - Instituto Federal do Espírito Santo

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  pibid, formação inicial de professores, pedagogia de projetos, professores reflexivos-críticos



 FP-24-1 - CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS NA PRÁTICA EDUCATIVA DOS DOCENTES EGRESSOS
RAMOS, R. D. P.1, Santos, J. D. A.1, Soares, M. H. F. B1
1 UFG - Universidade Federal de Goiás

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  UEG, Química licenciatura, Formação pela pesquisa



 FP-26-4 - CURSO DE FÉRIAS “EXPERIMENTANDO CIÊNCIAS”, EVIDÊNCIAS DA FORMAÇÃO DO ESPÍRITO CIENTÍFICO.
Silva1, Malheiro1, Teixeira3
1 UFPA/PPGECM - Universidade Federal do Pará, 2 UFPA/PPGECM - Universidade Federal do Pará, 3 UNESP/BAURU - Universidade Estadual Paulista

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  Formação do Espírito Científico, Aprendizagem Baseada em Problemas, Ensino de Ciências



 FP-19-6 - DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES: CONDIÇÕES CONTEXTUAIS E MOBILIZAÇÃO DE DISPOSIÇÕES
NASCIMENTO1, BAROLLI2
1 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, 2 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  Desenvolvimento profissional, professores supervisores de ciências, disposições, contextos



 FP-23-4 - DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS E A ABORDAGEM DAS CIÊNCIAS EXATAS EM UMA PERSPECTIVA INTEGRADORA
Sonia Gonzatti1, Ieda Giongo1, Jane Herber1, Marli Quartieri1
1 UNIVATES - Centro Universitário Univates

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  Ensino de Ciências Exatas, Formação Continuada, Anos Iniciais



 FP-28-2 - ENSINO DE CIÊNCIAS: TEORIA E PRÁTICA SE COMPLEMENTAM NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO?
Farias, M.E.1, Nobre, S.B.1
1 ULBRA - Universidade Luterana do Brasil

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  ensino e aprendizagem em Ciências, estágio supervisionado em Biologia, formação inicial de professores, práticas pedagógicas



 FP-27-6 - ENUNCIADOS E SENTIDOS PRODUZIDOS EM UM PERCURSO DE PESQUISA COLABORATIVA: O PAPEL DA MEDIAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
PATRICIA TRAZZI1, iVONE MARTINS DE OLIVEIRA1
1 UFES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  formação continuada, mediação, conceitos científicos



 FP-28-5 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO: CONTRIBUIÇÕES DE SUPERVISORES E ORIENTADORES NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DA UFRPE.
Barreto, E. S1, MARLY, M.A1, ARAUJO, M. L. F.1
1 UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, 2 UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, 3 UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  Estágio Supervisionado Obrigatório, Licenciatura em Ciências Biológicas, Orientador, Supervisor



 FP-30-6 - EVASÃO E PERMANÊNCIA NUM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA
Ribeiro, E.2, Higa, I.2
2 UFPR - Universidade Federal do Paraná

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  Evasão e Permanência, Licenciatura em Física, Aspectos Afetivos



 FP-30-4 - EVASÃO E VULNERABILIDADE ACADÊMICA NUMA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS
RANGEL, Flaminio de Oliveira1, CERICATO, Itale Luciane1, STOCO, Sergio1, BROCKINGTON, José Guilherme de Oliveira1, TESTONI, Leonardo André1, SIMVA, J. A.1
1 UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  evasão, mobilidade, vulnerabilidade acadêmica



 FP-26-6 - FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: PRODUÇÃO COLABORATIVA E ENSINO POR INVESTIGATIÇÃO
FAUSTINI, E. D. B.1, LEITE, S. M. L. 2
1 UFES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, 2 IFES - INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  ciências da natureza, formação continuada, produção colaborativa, ensino por investigação



 FP-26-1 - FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA O ENSINO DE PALEONTOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Nobre, S.B.1, Farias, M.E.1
1 ULBRA - Universidade Luterana do Brasil

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  divulgação científica, evolução biológica, formação docente



 FP-16-2 - FORMACIÓN INICIAL DE DOCENTES EN CIENCIAS Y TERRITORIOS EPISTÉMICOS
LARP1, AMA1
1 UDFJC - Universidad Distrital Francisco José de Caldas

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  Formación inicial docente, Epistemología docente, Territorio epistémico, Axiología docente



 FP-24-4 - INDÍCIOS DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DE LICENCIADOS EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC
Fernanda Furtado1, Sérgio Henrique Leal1
1 UFABC - Universidade Federal do ABC

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, Formação inicial, Experimentação



 FP-16-1 - INFLUÊNCIAS POSITIVISTAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO.
Dylan Avila Alves1, Mesquita. N.A.S1
1 UFG - Universidade Federal de Goiás

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  Positivismo, Pesquisa, Licenciatura em Química



 FP-20-4 - INTERAÇÕES DISCURSIVAS NA PARTE INTRODUTÓRIA DE AULAS DE LABORATÓRIO DE LICENCIANDOS
Gastaldo, B.C.1, Leal, S.1
1 UFABC - Universidade Federal do ABC

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  professores em formação inicial, interações discursivas, abordagem comunicativa



 FP-23-1 - INTERDISCIPLINARIDADE PELO OLHAR DE UM GRUPO DE PROFESSORES: OBSTÁCULOS ENCONTRADOS PARA SUA EXECUÇÃO.
Gallon, M.S.1, Rocha Filho, J.B.1
1 PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  interdisciplinaridade, ensino de ciências, educação básica



 FP-23-2 - INTERDISCIPLINARIDADE: O OLHAR DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA DA UFABC
Joelma Ruano1, Sérgio Henrique Leal1
1 UFABC - Universidade Federal do ABC

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  Interdisciplinaridade, Licenciatura em Química, UFABC



 FP-29-5 - INTERVENÇÃO E PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO
SILVA, A. A. de M.1, MEDEIROS, D. M. da S.1
1 UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  Educação Libertadora, Pedagogia da Alternância, Pedagogia da Terra, Pesquisa-ação, Projeto de Estágio



 FP-19-1 - MAPEANDO OS PROFESSORES DE BIOLOGIA DO CDC PARA PENSAR EM UM DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR
ERM1
1 UCEN - Universidad Central de Chile

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  Conocimiento Didáctico del Contenido, Desarrollo Profesional, Profesores de Ciencias



 FP-27-1 - MOTIVAÇÕES DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA PARA CURSAR UMA ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS COM FOCO EM EDUCAR PELA PESQUISA
MICHELS, J.1,2, FARIAS, E.F.1
1 IFSUL - Instituto Federal Sul Riograndense Câmpus Camaquã, 2 ULBRA - PPGECIM - Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  formação continuada, motivação, prática docente, educar pela pesquisa



 FP-29-4 - O DIÁLOGO COMO ESTRATÉGIA: PENSANDO A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS PARA ATUAR NA EJA
Santos, S.M.1, GUIMARÃES, S.S.M.1
1 UFG - Universidade Federal de Goiás

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  Diálogo, Educação de Jovens e Adultos, Estratégia, Formação de professores



 FP-27-4 - O ESTADO DA ARTE DAS DISSERTAÇÕES DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
SANTOS, V. F. D. 1, MASSI, L. 2, VILLANI, A. 3
1 IQ - UNESP, 2 FCL - UNESP, 3 IF - USP

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  MESTRADO PROFISSIONAL, ESTADO DA ARTE, UNB



 FP-21-4 - O ESTÁGIO EM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O DITO E O NÃO DITO NOS PPC DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EM GOIÁS
OLIVEIRA, K. C. M.1, ALMEIDA, S.1, MESQUITA, N. A. S.1
1 UFG - Universidade Federal de Goiás

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  Estágio curricular, Práxis, Diversificação



 FP-17-2 - O LIVRO DIDÁTICO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
EMMEL, R.1, PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C.2
1 UNIJUI - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO, 2 UNIJUI - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  formação inicial de professores, ensino de ciências, livro didático, curriculum



 FP-16-5 - O LUGAR DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Rosa Azevedo1, Gonzaga, A. M.1
1 IFAM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazo, 2 IFAM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazo

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  educação científica, formação de professores de Ciências, reflexão conceitual, processo formativo



 FP-22-4 - O PEDAGOGO E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES EM PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL
Coelho2, Malheiro 2
3 UFPA - Universidade Federal do Pará

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  Formação Inicial de Professores de Ciênc, Educação em Ciências, Prática Pedagógica, Experimentação Investigativa



 FP-21-2 - O PERFIL DE CURSOS DE LICENCIATURA E ESTUDANTES DE QUÍMICA DO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES DO ENADE/2011
Fonseca, C. V.1, Flávia Maria Teixeira dos Santos2
1 IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul, 2 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  formação docente, ENADE, currículo, educação em química



 FP-25-3 - O PIBID-QUÍMICA COMO POTÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/PESQUISADORES
CALIXTO, Vivian. S.1
1 UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  Formação de professores, PIBID-Química, Professor/Pesquisador



 FP-17-6 - O PLANEJAMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: RELAÇÕES ENTRE O ENSINO CLÁSSICO E O ENSINO CTS
Vacheski, G.M.O.1, Lorencini Júnior, A.1
1 UEL - Universidade Estadual de Londrina

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  Formação de professores de Química, sequência didática, ensino CTS



 FP-16-6 - OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS CONCEBEM A CIÊNCIA COMO ATIVIDADE CULTURAL? RESULTADOS DE UM ESTUDO COMPARATIVO.
Geilsa Baptista1,2, Graça Carvalho2
1 UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana, 2 IE, UMINHO - Instituto de Educação, Universidade do Minho

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  Concepções de ciências, Formação de professores de ciências, Diversidade cultural



 FP-20-5 - PERCEPÇÕES DE DOCENTES FORMADORES QUANTO AO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ABORDAGENS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE RELATIVIDADE COM ENFOQUE HISTÓRICO
Ortiz; Adriano José1, BATISTA, Irinéa de Lourdes2
1 IFPR - Instituto Federal do Paraná, 2 UEL - Universidade Estadual de Londrina

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, Formação de professores de Física, Ensino de Relatividade



 FP-30-3 - PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA ACERCA DO ENSINAR
SOUZA, M.C.C.1, BROIETTI, F.C.D1, PASSOS, M.M.1
1 UEL - Universidade Estadual de Londrina

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  ensinar, formação inicial, percepção, química



 FP-24-6 - PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS SOBRE MUDANÇAS NO CURRÍCULO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFPEL
MARTINS, E. A1, SANGIOGO, Fábio André1, FERREIRA, Maira1
1 UFPEL - Universidade Federal de Pelotas , 2 UFPEL - Universidade Federal de Pelotas , 3 UFPEL - Universidade Federal de Pelotas

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  Reestruturação curricular, Licenciatura em química, Percepções sobre o currículo, Formação docente



 FP-16-4 - PERFIL INICIAL SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO - UM ESTUDO COM FUTUROS PROFESSORES EM CIÊNCIAS DA NATUREZA
Elaine Angelina Colagrande1, Simone Alves de Assis Martorano2, Agnaldo Arroio1
1 USP - Universidade de São Paulo, 2 UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  conhecimento científico, formação inicial de professores, natureza da ciência



 FP-25-2 - PERFIL PESSOAL E PROFISSIONAL E AS TEORIAS IMPLÍCITAS DE APRENDIZAGEM DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS MEMBROS DO PROGRAMA DE BOLSAS DE INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID
Temis Regina Bohrer3,4, Maria Eloisa Farias4
3 UNIVATES - Centro Universitário UNIVATES, 4 ULBRA-CANOAS - Universidade Luterana do Brasil

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  Teorias Implícitas de Aprendizagem, PIBID, Ciências Biológicas, Professores de Ciências



 FP-28-6 - PESQUISANDO OS DIÁRIOS DE ESTAGIÁRIOS: A VIVÊNCIA DA TEORIA NA PRÁTICA
Sá, Marilde Beatriz Zorzi1, Santin Filho1
1 UEM - Universidade Estadual de Maringá, 2 UEM - Universidade Estadual de Maringá

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  diários, formação inicial, investigação, prática pedagógica



 FP-23-3 - POR UMA FORMAÇÃO CIENTÍFICA INTERDISCIPLINAR PARA A DOCÊNCIA NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES
France Fraiha-Martins1, Terezinha Valim Oliver Gonçalves2
1 UFPA - Universidade Federal do Pará, 2 UFPA - Universidade Federal do Pará

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  formação de professores, interdisciplinaridade, educação em ciências e matemática, anos escolares iniciais, tecnologias digitais



 FP-22-5 - PROFESSORAS E ENSINO DE CIÊNCIAS: DESAFIOS E INOVAÇÃO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
BENETTI, B.1, RAMOS, E. M. de F.1
1 UNESP - Universidade Estadual Paulista

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  Educação, Ensino de Ciências, Formação de professores, Conhecimentos tácitos e explícitos, Perspectivas Didáticas



 FP-25-6 - PROFISSIONALIZAÇÃO E IDENTIDADE DOCENTE: O QUE DIZEM AS TESES E DISSERTAÇÕES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO CENTRO OESTE
Santos1, Soares1, Ramos1
1 UFG - Universidade Federal de Goiás

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  profissionalização, identidade, docente



 FP-30-2 - QUERIA ESTUDAR A VIDA, MAS A VIDA OFERECEU-ME O ENSINO: (DES)CAMINHOS DE UMA IDENTIDADE COMO PROFESSORA-PESQUISADORA DE CIÊNCIAS
Silva, Patrícia Petitinga1, Ribeiro, Gabriel2, Oliveira, Andréia Maria Pereira1
1 UFBA/UEFS - Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira, 2 UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  identidade, identidade docente, pós-modernismo



 FP-21-3 - REESTRUTURAÇÕES CURRICULARES E NOVOS PROJETOS PEDAGÓGICOS: OS MECANISMOS QUE DIRECIONAM O PROCESSO DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE MODELANDO NOVAS IDENTIDADES PROFISSIONAIS
MARCHAN, Geisiele S.1, CUNHA, Pedro P. N.1
1 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  formação inicial de professores de ciênc, Diretrizes Nacionais Curriculares, políticas curriculares



 FP-27-2 - REFLEXÕES SOBRE O MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF)
REBEQUE, P.1,2, OSTERMANN, F.2
1 IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, 2 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  mestrado profissional em ensino, modelo de , formação continuada de professores



 FP-19-4 - RELAÇÕES ENTRE AS PESQUISAS EDUCACIONAIS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA AS PRÁTICAS – INVESTIGANDO POSSÍVEIS INDICADORES
Cruz, Eliane1,3, Passos, Roberto1,3, Kawamura, Regina1,3
1 UNIFESP - DIADEMA - Universidade Federal de São Paulo, 3 USP - Universidade de São Paulo

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  impacto, articulação, pesquisa, práticas, formação de professores



 FP-18-5 - RELAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E PROJETOS DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Juliani, S. F.1, Freire, L.M.2,1
1 NUTES - UFRJ - Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde - UFRJ, 2 IB/UFRJ - Instituto de Biologia-Universidade Federal do Rio de Janeiro

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  educação ambiental, extensão universitária, análise crítica do discurso, formação de professores



 FP-17-1 - TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UFES: O QUE DIZEM OS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS
ANDRADE, Roberta Silva de1, COELHO, Geide Rosa1
1 UFES - Universidade Federal do Espírito Santo, 2 UFES - Universidade Federal do Espírito Santo

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  Cibercultura, Educação em Ciências, Formação de professores de Física, Tecnologias da Informação e Comunicação



 FP-29-3 - TENDÊNCIAS DE PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UM RECORTE DE QUATRO ANOS
Buccini, DM1, QUADROS, A.L1
1 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  Formação de professores, Ensino de Ciências, Revisão de Literatura



 FP-24-5 - UMA ANÁLISE DA NATUREZA DOS TRABALHOS SOBRE A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: DISSERTAÇÕES E TESES 2011-2012
Oliveira-Neto, J. F.1, SHUVARTZ, M.1, OLIVEIRA, L. G.1
1 UFG - Universidade Federal de Goiás

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  currículo, prática como componente curricular, estado da arte



 FP-27-5 - UMA ANÁLISE DOS FOCOS DE ESTUDO DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS POR PROFESSORES PDE – QUÍMICA
BROIETTI, F. C. D.1, OLIVEIRA, B. P. B.1, SOUZA, M. C. C.1, Stanzani1
1 UEL - Universidade Estadual de Londrina

   
Área: 17 - Formação de professores de Ciências II
Palavras-chave:  formação continuada, química, PDE


 



Promoção

ABRAPEC



FAPESP

2015 © Todos os direitos reservado a ABRAPEC.
Adaltech