Trabalhos

Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
[Voltar]


 EA-38-3 - "O DIA DEPOIS DE AMANHÃ": UMA LEITURA FÍLMICA SOB A LUZ DA TEORIA DO CAOS.
rosangela silveira da rosa1, Rosa, M. J.1, Tânia Baier1
1 FURB - Universidade Regional de Blumenau

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  educação, filmes cinematográficos, O dia depois de amanhã, Teoria do Caos



 EA-30-1 - A APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS ÁCIDO E BASE E A PEDAGOGIA-HISTÓRICO CRÍTICA: UMA INTERLOCUÇÃO EM SALA DE AULA
CLAUDIANE LIMA1, Barbara Carine Soares Pinheiro 1, EDILSON FORTUNA DE MORADILLO1
1 UFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Aprendizagem, ácido e base, Pedagogia Histórico-Crítica



 EA-30-2 - A CONSTRUÇÃO E COMPARTILHAMENTO DE SIGNIFICADOS A RESPEITO DO CONCEITO DE ORBITAL POR UM PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR
Rozentalski1
1 USP - Universidade de São Paulo

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  orbital, ensino superior, professor, perspectiva sociocultural



 EA-37-1 - A DINÂMICA NEWTONIANA COMO OBSTÁCULO PARA A APRENDIZAGEM
Alexandre Campos1
1 ENSINO DE CIÊNCIAS - Interunidades em Ensino de Ciências

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Conceitualização, Energia Mecânica, Dinâmica Newtoniana, Obstáculo Epistemológico, Teoria dos Campos Conceituais



 EA-39-1 - A ELABORAÇÃO DE ANALOGIAS QUANTITATIVAS PARA O DIÂMETRO DO SOL E DE PLANETAS NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL DE BIOLOGIA E FÍSICA
Rafael Rigolon1, Roberto Nardi1
1 UNESP-BAURU - Universidade Estadual Paulista - Câmpus Bauru, 2 UFV - Universidade Federal de Viçosa

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Analogia quantitativa, Astronomia, Biologia, Física, Formação docente



 EA-37-2 - A ELETRICIDADE E SEUS RISCOS: UMA PERSPECTIVA REFLEXIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA.
Cristiane Feitosa1, Paulo Menezes2
1 FAE/UFMG - Faculdade de Educação/Universidade Federal de Minas Gerais, 2 UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  ensino de física, eletricidade, choques elétricos, ensino por investigação



 EA-39-2 - A EVOLUÇÃO DO PERFIL CONCEITUAL EM UM CHAT ONLINE DE UM CURSO À DISTÂNCIA DE ASTRONOMIA
DEVEIKIS Jr., Jorge1, SCARINCI, A. L.1
1 USP - Universidade de São Paulo

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  construtivismo, ensino à distância, ensino de astronomia, perfil conceitual



 EA-31-1 - A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA E A APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
SANTOS, M. A. R.1, SILVA, A. S. F.1, QUADROS, A. L.1
1 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  apropriação do conhecimento , calor específico, ensino de química, experimentação



 EA-34-1 - A INTERDISCIPLINARIDADE EM CURSOS DE ENGENHARIA: UM RELATO DESSA EXPERIÊNCIA NUMA DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE FÍSICA
NASCIMENTO, LARISSA1,1, Pavanelo, Elisangela1,1, GERMANO, JOSÉ1,1, Agrico, Adson1,1, Morales, Mauricio1,1, Passador, Fabiana1,1
1 ITA - INSTITUTO TECNOLOGICO DE AERONAUTICA, 2 ITA - INSTITUTO TECNOLOGICO DE AERONAUTICA, 3 ITA - INSTITUTO TECNOLOGICO DE AERONAUTICA, 4 ITA - INSTITUTO TECNOLOGICO DE AERONAUTICA, 5 ITA - INSTITUTO TECNOLOGICO DE AERONAUTICA, 6 ITA - INSTITUTO TECNOLOGICO DE AERONAUTICA

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  cursos de engenharia, interdisciplinaridade, laboratório de física



 EA-34-2 - A MOBILIZAÇÃO DE DIFERENTES ACTANTES EM UMA EXPLICAÇÃO DE UM EXPERIMENTO SOBRE O CONTEÚDO "EQUILÍBRIO QUÍMICO"
Thayna Dadamos Araújo2,2, Andrade, G.M.P.C2,2, Rodrigues e Silva, F.A.2,2, Coutinho, F.A.2,2
2 UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto, 3 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  teoria Ator-Rede, Equilíbrio Químico, Sequência Didática



 EA-26-1 - A MOTIVAÇÃO E O INTERESSE DE ESTUDANTES EM UMA AULA DE CIÊNCIAS ABORDADA NA PERSPECTIVA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
SGTO1, Neves, M. L.R.C1
1 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, 2 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, 3 UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Ensino de Ciências por Investigação, Motivação, Ensino de Ciências



 EA-24-1 - A PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA: OS OLHARES DE COORDENADORES DE ÁREA DE SUBPROJETOS DE FÍSICA DO PIBID
Luciene Fernanda da Silva1, Valéria Silva Dias2
1 USP - Programa Interunidades em Ensino de Ciências, 2 IFUSP - Instituto de Física - Universidade de São Paulo

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  parceria universidade-escola, PIBID, formação de professores



 EA-35-1 - A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O ENSINO DE ESTEQUIOMETRIA NO ENSINO MÉDIO: A APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS EM UMA PERSPECTIVA CONTEXTUAL
Borges1, Pinheiro1, Moradillo1
1 UFBA - Universidade Federal da Bahia

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Pedagogia Histórico-Crítica, Estequimetria, Violência Contra a Mulher



 EA-22-2 - A PERCEPÇÃO DO CONCEITO DE ENERGIA POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
Surmas, F. T.1, Machado, M. A. D.1
1 UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  conceito de energia, educação de jovens e adultos, ensino de física



 EA-26-2 - A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA PARA A SUPERAÇÃO DOS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NO ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS
Claudia Escalante Medeiros1, Rodriguez, R.C.M. C.1, Silveira, D.N.1
1 UFPEL - Universidade Federal de Pelotas

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  pesquisa como estratégia, obstáculo epistemológico, ensino de química



 EA-35-2 - A QUÍMICA E O ESPORTE: ESTUDO DE CASOS SOBRE DOPING NAS OLIMPÍADAS DE 2012
ROCHA, T. R.1, BRAIBANTE, M. E. F.1
1 UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  ensino de química, esporte, doping, jogos olímpicos



 EA-35-3 - A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO CHAVE PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Flávia Piccoli1, Tania Denise Miskinis Salgado1, Cesar valmor Machado Lopes1, Luíza Soares Aguiar1
1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 3 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 4 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Ensino de Química, Resolução de problemas, Educação Básica, pesquisa



 EA-36-5 - A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONTEÚDO DE CINÉTICA QUÍMICA: DO SABER CIENTÍFICO AO SABER ENSINADO
SILVA, P. N.1, SILVA, F. C. V.1, SIMÕES NETO, J. E.1
1 UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  transposição didática, cinética química, ensino de química



 EA-23-2 - ABORDAGEM DE SAÚDE EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Barbi, Juliana1, MEGID NETO, Jorge1
1 UNICAMP - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO FUNDAMENTAL, LIVRO DIDÁTICO, SAÚDE



 EA-12-6 - ACELERADORES E DETECTORES DE PARTÍCULAS SOB O OLHAR DA TRANSPOSICÃO DIDÁTICA
Reis, Yasmin3, Siqueira, Maxwell3, Batista, Carlos Alexandre3
3 UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  inovação curricular, transposição didática, aceleradores e detectores de partículas



 EA-41-1 - ANALISANDO O SABER PROCEDIMENTAL SOBRE MECÂNICA DOS FLUIDOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICOS DE OPERAÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS
Caio Agra1, Amanda Amantes1
1 UFBA - Universidade Federal da Bahia

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  saber procedimental, mecânica dos fluidos, avaliação de aprendizagem, formação profissional



 EA-19-5 - ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DE HIPÓTESES EM CLUBE DE CIÊNCIAS
LEMOS, R. A. 1, VALLE, M. G.2
1 UFMA - Universidade Federal do Maranhão, 2 UFMA - Universidade Federal do Maranhão

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  ensino de ciências, hipótese, clube de ciências



 EA-30-3 - ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE RADIOATIVIDADE
Jeane Pereira dos Santos1, Christian Ricardo Silva Passos2, Jéssica Goes Ramos Pinto1, Luhyris Nascimento Costa Silva1, Vivaldo Ferreira de Souza Neto1, Luciana Passos Sá1
1 UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz, 2 IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Radioatividade, Situação de Estudo, Ensino Médio, Concepções de estudantes



 EA-33-1 - ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE PERFUMES E ESSÊNCIAS A PARTIR DE ASPECTOS DA TEORIA DA ATIVIDADE DE LEONTIEV
CRUZ, M. E. B.1, SIMÕES NETO, J. E.1, BATINGA, V. T. S.1
1 UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Sequência Didática, Perfumes e Essencias, Atividades



 EA-35-4 - ANÁLISE DO MODELO “TEACHING WITH ANALOGIES” NO CONTEXTO DO ENSINO DE QUÍMICA
Tatiana Costa Ramos1, Nilmara Braga Mozzer1
1 UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Analogias, ensino de Química, Teaching With Analogies



 EA-23-3 - APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL ENQUANTO PARTICIPAÇÃO EM UM CAMPO DE PRÁTICA. PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
Pereira, A. F1, Goulart, M.I.M1, Coutinho, F.A1
1 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  aprendizagem de ciências, educação infantil, teoria ator-rede, campo de prática, coalizão antológica



 EA-28-1 - ARGUMENTAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE UMA ATIVIDADE LÚDICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
RIBEIRO FILHO, O.1, ZANOTELLO, M2, SASSERON, L. H.3
1 UFABC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC, 2 UFABC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC, 3 USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Alfabetização Científica, Argumentação, Ensino Fundamental, Atividades Lúdicas



 EA-33-2 - AS PERGUNTAS DOS ESTUDANTES SOBRE A COMBUSTÃO DA VELA: UM ESTUDO DA COMPLEXIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO
Mestranda2, Doutoranda1, Doutor1
2 PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  perguntas dos estudantes, aprendizagem, complexificação do conhecimento, combustão da vela, ensino de Química



 EA-32-1 - AS PERGUNTAS DOS ESTUDANTES: UMA POSSIBILIDADE DE IDENTIFICAR A TRANSIÇÃO DO CONHECIMENTO COTIDIANO PARA O CIENTÍFICO
L.C.do Amaral1, E.M.Thomaz1, M.G, Ramos1
1 PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2 PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  a pergunta dos estudantes, conhecimento cotidiano e científico, aprendizagem, ensino de química, educação básica.



 EA-38-1 - ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E O DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO DOS ALUNOS
Idmaura Calderaro Martins Galvão2, Marco Aurélio Alvarenga Monteiro1, Maria da Rosa Capri2, Isabel Cristina de Castro Monteiro1
1 FEG- UNESP - Universidade Estadual Paulista- Campus de Guaratinguetá, 2 USP- EEL - Escola de Engenharia de Lorena da USP, Departamento de Engen

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  ensino de física, atividade experimental, argumentação científica.



 EA-35-5 - ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O QUE EXPÕE O BANCO DE DISSERTAÇÕES E TESES DA CAPES
Alessandra Daher1, Vera Machado1, Joelma Garcia1,2
1 UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2 SED - Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  atividade experimental, ensino de ciências, estado da arte



 EA-33-3 - AUTOMEDICAÇÃO NO ENSINO DA QUÍMICA ORGÂNICA
RAMOS, L. S.1,1, ALBUQUERQUE, G.G.1,1, PEREIRA, C. A. S.1,1
1 UNIFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  ensino de química orgânica, automedicação, mapas conceituais



 EA-41-3 - BIODIESEL COMO TEMA GERADOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
FREITAS, Kátya Regina2,1, SILVA, R. L.3, PAMPLONA, B. Z.3, OGATA, L. S.3
1 UTFPR - CP - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2 UNILA - Universidade Federal da Integração Latino Americana, 3 CEML - Colégio Estadual Monteiro Lobato-Ensino Fundamental e Médio

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  ensino de Ciências, alfabetização científica, biodiesel, ensino por investigação



 EA-21-1 - BIOLOGIA EVOLUTIVA: ATITUDES DE ESTUDANTES BRASILEIROS NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO
Mota,H1, BIZZO,N.M.1
1 USP - Universidade de São Paulo, 2 USP - Universidade de São Paulo

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  evolução biológica, ensino de biologia, ensino de ciencias



 EA-23-4 - BRINCANDO COM A LUZ: CIÊNCIA NA PRÉ-ESCOLA.
FERNANDO J DA PAIXAO1, Karina C Mandaji1, J Megid Neto1
1 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, 2 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, 3 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Ensino de Ciências,, Geometria., Luz,, Pré-escola,



 EA-34-3 - CASOS INVESTIGATIVOS E O ENSINO DE CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA
FRANCISCO, W.1, BENITE, A. M. C.2
1 UFT - Universidade Federal do Tocantins, 2 UFG - Universidade Federal de Goiás

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Relação com o saber, casos investigativos, ensino superior



 EA-20-6 - CIÊNCIA APRENDIDA NO CERN: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Karine dos Santos Coelho1, Rejane Maria Ghisolfi da Silva2
1 EEBAIC - EEB Apolônio Ireno Cardoso, 2 UPF - Universidade de Passo Fundo

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  CERN, Ensino de Ciências, estrutura da matéria



 EA-23-5 - CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO TRABALHO COM PROJETOS
MARQUES, A. C. T. L.1
1 IFSP - CAMPUS SP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de SP

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  ciências, educação infantil, projetos de trabalho



 EA-29-1 - COMO ENSINAR CITOLOGIA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E PROMOVER UMA VISÃO INFORMADA SOBRE CARACTERÍSTICAS DA CIÊNCIA
SARMENTO, A. C. H. de1,2, MUNIZ, C. R. R.1,2, SILVA, N. R.1,2, PEREIRA, V. A.1, SÁ,T. S.2, SEPULVEDA, C.A.S.3
1 CPM-BA - COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA, 2 UFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, 3 UEFS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  ENSINO DE CIÊNCIAS, HISTORIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA, DESIGN RESEARCH, MODELOS CIENTÍFICOS, MEMBRANA PLASMÁTICA



 EA-29-2 - CONCEITOS ALTERNATIVOS SOBRE RADICAIS LIVRES EM PÓS-GRADUANDOS E PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS
OLIVEIRA, R. S. A. P.1, TORRES, B. B.1
1 USP - Universidade de São Paulo

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  conceitos alternativos, ensino de bioquímica, radicais livres



 EA-29-3 - CONCEPÇÕES DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA SOBRE O TEMA CORES
KRAISIG, A. R.1, PAZINATO, M. S.2,1, BRAIBANTE, M. E. F. 1
1 UFSM - Universidade Federal de Santa Maria, 2 UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  cores, temática, acadêmicos, Ciências da Natureza



 EA-35-6 - CONJUGANDO MODELAGEM E ANALOGIA NO ENSINO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO
Silva, T. A.1, Mozzer, N. B.1
1 UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto, 2 UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  analogia, modelagem, equilíbrio químico



 EA-34-4 - CONSTRUINDO ASAS MAIS FORTES PARA O VOO DE ÍCARO: ELEMENTOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA PENSAR A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA
MESSEDER NETO; H.S.1, MORADILLO, E.F.1
1 UFBA - Universidade Federal da Bahia

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Ensino de Química, Experimentação, Psicologia Histórico-Cultural



 EA-29-5 - CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS
Luciana Richter1, Vanessa Martins de Souza1, Simone Krause Suecker1, Valderez Marina do Rosário Lima1
1 PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  neurociência, ensino, aprendizagem, conceito científico



 EA-36-1 - CONTRIBUIÇÕES DOS MOMENTOS DE ESTUDO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA SEGUNDO A TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO
Vera de Mattos Machado1
1 UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  ensino de ciências/biologia, momentos de estudo, organização praxeológica, problematização, situação didática



 EA-40-1 - DAS PALAVRAS AOS QUANTA: ANALOGIAS EM AULAS DE FÍSICA QUÂNTICA
Cruz-Hastenreiter1,2, Gurgel2
1 IFRJ / USP - Instituto Fed do Rio de Janeiro / Universidade de São Paulo, 2 USP - Universidade de São Paulo

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  ensino de física, analogia, física quântica, epistemologia da ciência



 EA-25-1 - DESEMPENHO DOS ALUNOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM ATIVA.
Gabriel Santos Arini1, Fiorini, L. F.2, Camila Aparecida Tolentino Cicuto3, Erik Montagna4, Bayardo Baptista Torres1
1 USP - Universidade de São Paulo, 2 FOC - Faculdades Oswaldo Cruz, 3 USP - Universidade de São Paulo, 4 FMABC - Faculdade de Medicina do ABC

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  desempenho, aprendizagem ativa, resolução de problemas, Ensino de Bioquímica



 EA-37-4 - DESIGN DE UMA TLS SOBRE RADIOATIVIDADE.
BATISTA, Carlos Alexandre.1, SIQUEIRA, M.1, Reis, Y.1
1 UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  ensino , física moderna e contemporânea, radioatividade, tls



 EA-37-5 - DIMENSÕES DOS PROCESSOS DE PROBLEMATIZAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
SILVA C. S.1,2, PENIDO, M. C.2
1 IF BAIANO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, 2 PPGEFHC UFBA/UEFS - P.P. em Ensino, Filosofia e História das Ciências UFBA/UEFS

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Ensino de Física, Momentos Pedagógicos, problematização



 EA-26-3 - ELABORAÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE LINFÓCITOS B
Daniel Manzoni-de-Almeida1, Silvia L. F. Trivelato1
1 FEUSP - Faculdade de Educação Universidade de São Paulo, 2 FEUSP - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  ensino de biologia, ensino de imunologia , sequência didática, ensino por investigação



 EA-22-3 - ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PERSPECTIVA DISCENTE
CANCELLARA, C. H. P.1, CAMPOS, L. M. L. 2
1 FC - Faculdade de Ciências de Bauru, 2 IBB - Instituto de Biociências de Botucatu

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Emancipação, Caráter qualitativo, Ensino médio, Ensino Fundamental, Vocabulário



 EA-25-2 - ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: DESPERTANDO COMPETÊNCIAS CONCEITUAIS E ATITUDINAIS
JOSÉ RILDO DE OLIVEIRA QUEIROZ1, PRISCILA MARIA SOUZA MACHADO1
1 UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  desenvolvimento sociocultural, ensino de ciências, habilidades



 EA-36-2 - ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS SURDOS: UMA TAREFA DO PROFESSOR NO CONTEXTO BILINGUE
Crittelli, B. A.1, Dominguez, C. R. C.1
1 USP - universidade de são Paulo

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  ensino de ciências, educação de surdos, libras, processo de ensino-aprendizagem



 EA-26-4 - ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: PROBLEMATIZANDO A TEMÁTICA SEXUALIDADE ATRAVÉS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA
Júlio César Rufino de Freitas1
1 UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  sequência didática interativa, sexualidade, ensino de ciências por investigação



 EA-36-3 - ENSINO DE CIÊNCIAS: A UTILIZAÇÃO DA LITERATURA DE CORDEL COMO INSTRUMENTO MEDIADOR NA APRENDIZAGEM SOBRE AQUECIMENTO GLOBAL.
Oliveira, S. M. L.1,2, Almeida, R. O.1
1 UFBA - Universidade Federal da Bahia, 2 UEFS - Universidade estadual de feira de santana

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Instrumentos Mediadores, Literatura de Cordel, Sequência Didática, Vigotski



 EA-41-6 - ENSINO E APRENDIZAGEM DE GENÉTICA: ESTUDO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE – MG
Keli Ferreira1, Handilany Souza1, Paloma Ribeiro1, Fernanda Costa1,2, Nayara Santos2, Érica Martins1
1 UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais, 2 PUCMG - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Ensino de genética, Aprendizagem, Metodologias alternativas



 EA-36-4 - ENSINO E APRENDIZAGEM POR MODELAGEM: UMA REFLEXÃO SOBRE A LITERATURA RECENTE
GEROLIN; E. C.1, TRIVELATO; S. L. F.1
1 USP - Universidade de São Paulo

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  revisão da literatura, modelagem, ensino e aprendizagem



 EA-32-3 - ESTUDO SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM UTILIZADAS PELOS ALUNOS PARA RESOLVER PROBLEMAS DE BIOQUÍMICA
Camila Aparecida Tolentino Cicuto1, Bayardo Baptista Torres2
1 USP - Universidade de São Paulo, 2 USP - Universidade de São Paulo

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  aprendizagem ativa, estratégias de aprendizagem, Ensino de Bioquímica, resolução de problemas



 EA-25-3 - EXPERIENCE-TYPE PRACTICES AND ITS RELATIONSHIP WITH THE DEVELOPMENT OF COGNITIVE SKILLS IN STUDENTS OF PRIMARY EDUCATION
ACERO ARIAS JUAN1
1 UNIVALLE - UNIVERSIDAD DEL VALLE CALI - COLOMBIA

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Cognitive development, Experiences, Experimental practices



 EA-40-2 - EXPERIÊNCIA DE PENSAMENTO CIENTÍFICO: ESTUDANTES EM ATIVIDADES ESTIMULADAS PELOS TUTORIAIS DE FÍSICA INTRODUTÓRIA
Alexandre F. Faria1, Arnaldo M. Vaz1
1 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  pensamento científico, experiência educativa, ensino de física, tutoriais de física introdutória



 EA-31-2 - EXPERIMENTAÇÃO CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR: CONSIDERAÇÕES SOBRE A SUA APLICAÇÃO
De Luca, Anelise G.1,2, Del Pino, José Claudio2
1 IFC - Instituto Federal Catarinense, 2 UFGRS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  experimentação, contextualização, interdisciplinaridade



 EA-25-5 - EXPERIMENTAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM APORTE EM AUSUBEL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
ZILDONEI1
1 UERR - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, EXPERIMENTAÇÃO, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS



 EA-34-5 - EXPERIMENTOS NO ENSINO DE QUÍMICA E SUAS FUNÇÕES PEDAGÓGICAS
Amauro, N. Q. 1, Souza, P. V. T. 2, Mori, R. C. 3
1 UFU - Universidade Federal de Uberlândia, 2 IF GOIANO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano , 3 UNIVESP - Universidade Virtual do Estado de São Paulo

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  experimentação, ensino superior de química, mediação docente.



 EA-31-3 - FATORES QUE CONTRIBUEM NA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
Afonso, Andreia Francisco1, Ávila, Rogério de Andrade1
1 UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Ensino de Química, Aprendizagem, Desempenho



 EA-38-2 - FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO: EXPERIMENTO E SIMULAÇÃO PARA ABORDAR O EFEITO FOTOELÉTRICO
JUNIO R.G.R.1, DICKMAN, A.G.1
1 PUC MINAS - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Física moderna, Ensino médio, Experimento, Simulação computacional, Efeito fotoelétrico



 EA-27-4 - FRAGMENTOS FÍLMICOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS
SANTOS, José N. dos1, GEBARA, Maria José F.2
1 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, 2 UFSCAR - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Ensino de ciências, Fragmentos fílmicos, Sequência didática, Recurso didático



 EA-31-4 - FUNÇÕES EXERCIDAS POR REPRESENTAÇÕES AO SEREM INTEGRADAS POR UMA LICENCIANDA NUMA RELAÇÃO MULTIRREPRESENTACIONAL
Marcus Duarte1,2, Rosária Justi1
1 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, 2 IFMG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de MG

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  representações, múltiplas representações, ensino de física, simulação computacional



 EA-25-4 - HABILIDADES COGNITIVAS E DESEMPENHO DOS ALUNOS NO PISA
Helenara R. Sampaio1, Zompero, A. F1
1 UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, 2 UNOPAR - Universidade Norte do Paraná

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  habilidades cognitivas, Pisa, ensino de Ciências



 EA-31-5 - HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE QUÍMICA: ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DO DESENHO E DA ESCRITA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
KUNDLATSCH, A.1, MARQUE, C. A.1, SILVA, C.S.1
1 UFPR - Universidade Federal do Paraná

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Histórias em Quadrinhos, Desenho, Linguagem, Soluções, Ensino de Química



 FP-47-6 - INFLUÊNCIAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA COMPREENSÃO DE CURRÍCULO DE FORMANDOS EM LICENCIATURA EM QUÍMICA
QUEIROZ, I. R. L.1, MASSENA, E. P.1
1 UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  formação de professores, licenciatura em química, currículo, ensino de química



 EA-28-2 - LETRAMENTO CIENTÍFICO: ALIMENTOS CLASSIFICADOS COMO LEGUMINOSAS NA VISÃO DE INDIVÍDUOS EM DIFERENTES CICLOS DA VIDA
SANTOS, Nayara da Silva1, DIAS, Vanessa Araújo1, COSTA, Fernanda de Jesus2,1, CHAVES, Andréa Carla Leite1
1 PUC MINAS - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2 UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Letramento científico, Leguminosas, Educação Nutricional



 EA-39-3 - LEVANTAMENTO DE CONCEPÇÕES E ATITUDES DOS ALUNOS EM ACÚSTICA
Rodrigues, E. V.1, Camiletti, G.1
1 UFES - Universidade Federal do Espírito Santo

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Ensino de Física, R, Acústica



 EA-25-6 - MAPA DE ITENS: UMA ESTRATÉGIA DE ANÁLISE DO ENTENDIMENTO DE ESTUDANTES DAS SÉRIES INICIAIS SOBRE FLUTUAÇÃO
SIRLLEY GADÉA1, Amanda Amantes1
1 UFBA - Universidade Federal da Bahia, 2 UFBA - Universidade Federal da Bahia

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Séries Iniciais, Atividade investigativa, Mapa de Itens, Física



 EA-40-5 - MODELO ATÔMICO QUÂNTICO EM COLEÇÕES DE QUÍMICA APROVADAS NO PNLD 2015. PARTE I: QUANTUM DE ENERGIA, DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA E NÚMEROS QUÂNTICOS
RAMOS, L. C.1, SILVA, J. C.1, SILVA, J. L. P. B.1
1 UFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  dualidade onda-partícula, ensino de química, modelo atômico quântico, números quânticos, quantum de energia



 EA-40-4 - MODELO ATÔMICO QUÂNTICO EM COLEÇÕES DE QUÍMICA APROVADAS NO PNLD 2015. PARTE II: INDETERMINAÇÃO DE TRAJETÓRIAS E ORBITAIS.
Lima,M.M1, Santos,E.S1, Silva,J.L.P.B1
1 UFBA - Universidade Federal da Bahia

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  modelo atômico quântico, princípio da incerteza, orbital, livros didáticos de química, ensino de química



 EA-31-6 - MODOS DE MEDIAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE EM QUÍMICA: ANÁLISE DE UM PROCESSO DE ENSINO SOBRE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Antunes-Souza, T.1, SCHNETZLER, R. P.1
1 UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Mediação Didática, Ensino de Química, Elaboração Conceitual



 EA-29-6 - MOMENTOS PEDAGÓGICOS COMO APORTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO TEMA FOTOSSÍNTESE NO ENSINO FUNDAMENTAL
SALOMÃO 1, AUTH2
1 UFU - Universidade Federal de Uberlândia, 2 FACIP - Faculdade de Ciências Integradas do Pontal

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  conceitos científicos, ensino de ciências, fotossíntese, momentos pedagógicos



 EA-24-2 - MONITORIA DE FÍSICA: AULA DE REFORÇO E ACOMPANHAMENTO DIDÁTICO
TAVARES, C.P.1, DICKMAN, A.G.1
1 PUC MINAS - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Monitoria, Ensino de Física, Ensino médio, Aula de reforço, Acompanhamento didático



 EA-30-4 - O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A ESTRUTURA DA MATÉRIA NA EXPLICAÇÃO DE FENÔMENOS DO COTIDIANO
Carmo,.M.P1, Marcondes, M.E.R1, Akahoshi, L.H1
1 USP - Universidade de São Paulo

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  estrutura cognitiva, desenvolvimento conceitual, concepções



 EA-26-5 - O DESENVOLVIMENTO DE BLOGS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
Piuzana,T.M.1, SILVA, N. S.1
1 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Blog, Ensino por Investigação, Sequência de ensino, Solos



 EA-33-5 - O DESENVOLVIMENTO E A CONSTRUÇÃO DE APARELHOS ALTERNATIVOS PARA LABORATÓRIOS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO A ROBÓTICA EDUCACIONAL
Lima, W. F.1, Ferreira, V. R. F.1, SOARES, M. H. F. B.1,1
1 UFG - Universidade Federal de Goiás, 2 UFG - Universidade Federal de Goiás, 3 UFG - Universidade Federal de Goiás

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Arduino, colaboração, Robótica educacional



 EA-20-4 - O ENSINO DE BIOLOGIA E A LEITURA EM SALA DE AULA
Araújo, S. P.1,2, Carneiro, M. H. S.2
1 IFG - Instituto Federal de Goiás, 2 UNB - Universidade de Brasília

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  leitura, compreensão de leitura, interpretação, ensino de ciências



 EA-22-4 - O ENSINO DE CONCEITOS ECOLÓGICOS SISTÊMICOS NO NÍVEL MÉDIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Gonçalves, C.A.R.L1, Silva, L.H.S2
1 SESC MS - Sesc Mato Grosso do Sul, 2 UFGD - Universidade Federal Da Grande Dourados

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Ensino de Ecologia na EJA, Sequência de Ensino, Teoria Geral dos Sistemas



 EA-21-4 - O ENSINO DE EVOLUÇÃO E A CONSTRUÇÃO DOS SIGNIFICADOS
Oliveira1, Silva1
1 UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Ensino de evolução, Conceito, Construção de significado, Teoria histórico-cultural



 EA-33-6 - O ESTABELECIMENTO DE POSSÍVEIS RELAÇÕES CONCEITUAIS ENTRE O CONHECIMENTO QUÍMICO E A ROBÓTICA EDUCACIONAL
PEREIRA JUNIOR, C. A.1,2, SOARES, M. H. F. B.2
1 PUC GO - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2 UFG - Universidade Federal de Goiás

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Robótica, Colaboração, Titulação de soluções



 EA-41-5 - O IMAGINÁRIO DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO SOBRE SUA PROFISSÃO E SOBRE A RELAÇÃO DA TERMODINÂMICA COM SEU TRABALHO
Lança, Tatiana1, Almeida, Maria José P. M. 1
1 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, 2 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  engenharia de produção, termodinâmica , ensino, questionário, análise de discurso



 EA-30-5 - O USO DA INFORMAÇÃO ACESSADA PELA WEB PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS QUÍMICOS
Silva, V. A.1, Soares, M. H. F. B.1
1 UFG - Universidade Federal de Goiás

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Aprendizagem, Conceitos químicos, Informação, Internet



 EA-38-5 - OFICINA SOBRE CÂMERA PINHOLE E AS POSSIBILIDADES DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR EM AULAS DE FÍSICA
Thaís Andrade1, Angela Almeida1, Willian Freitas1, Alexandre Silva2
1 UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2 COLÉGIO LAMENHA LINS - Colégio Estadual Lamenha Lins

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  aprendizagem, câmera Pinhole, ensino de Física, interdisciplinaridade



 EA-28-4 - OFICINAS DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA – PROGRAMA NOVOS TALENTOS/CAPES
Corazzini, R.1, Laporta, J.L.1, ROSA, I. P.1, Sallai, R.C.1, Fonseca, F. L. A.1, Laporta, M. Z.1
1 FSA - Centro Universitário Fundação Santo André

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  aprendizagem significativa, oficinas interdisciplinares, formação de licenciandos, interação Universidade – Educação Básica



 EA-36-6 - OS OBJETIVOS DOS RESUMOS DA ÁREA DE ENSINO DE BOTÂNICA NOS ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, BRASIL, NO PERÍODO DE 2012 - 2014
FREITAS, B. S. P.1, YOSHIDA, M. N.1, MOTOKANE, M. T.2
1 PIEC/USP - Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ciências, 2 FFCLRP/USP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Ensino de Botânica, Objetivos de Pesquisa, Resumos



 EA-27-5 - OS PARADIDÁTICOS NO ENSINO CONTEXTUALIZADO DAS CIÊNCIAS NATURAIS E DA BIOLOGIA.
Phillipe Joanou1, Gabriel Lima1, Keoma Tabosa1, Kênio Lima1
1 CAV/UFPE - Centro Acadêmico de Vitória - Univ. Federal de Pernambuco

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  parasitoses, recursos didáticos alternativos, recursos lúdicos, ensino de ciências, lacunas conceituais



 EA-24-3 - PEDAGOGIA DE PROJETOS: ESTRATÉGIA PARA A BUSCA DA QUALIFICAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Carla Vargas Bozzato1, Rita Cossio1
1 UFPEL - Universidade Federal de Pelotas

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Pedagogia de Projetos, Aprendizagem, ensino de Ciências e Biologia



 EA-24-5 - PIBID QUÍMICA: A ATIVIDADE LÚDICA NAS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO
SIMONE MARTORANO1, Estela Santana1, Daniele Prado1, Thamires Gama1
1 UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  PIBID, ATIVIDADE LUDICA, MODELOS CIENTÍFICOS



 EA-24-4 - PIBID: ATIVIDADE DE GENÉTICA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE BIOLOGIA
Beatriz Diez Murollo1, Giovana Alvarenga1, Larissa Orsolon1, Magda Medhat1
1 UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  PIBID, Genética, Ensino, Aprendizagem



 EA-39-4 - PLANETAS FICTÍCIOS: LITERATURA, ASTROBIOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE
Kimura, R. K.2,1, Ramos, J. E. F.1, Souza, R. M.1, PIassi, L. P.1
1 USP - Universidade de São Paulo, 2 UNIP - Universidade Paulista

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  astrobiologia, ficção científica, interdisciplinaridade, literatura



 EA-33-4 - POR QUE OS FOGOS DE ARTIFÍCIOS TÊM CORES? UM ESTUDO SOBRE O USO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS.
Aguiar, Joana G. de1, Correia, P. R. M.2
1 USP - Universidade de São Paulo, 2 EACH/USP LESTE - Escola de Artes, Ciências e Humanidades

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  aprendizagem científica, dicas gráficas, ensino de química, mapas conceituais, modelos atômicos



 EA-26-6 - POTENCIALIDADES DA PERSPECTIVA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO ESCOLAR AO LONGO DO TEMPO
Marta Maximo1, Maria Lucia Abib2
1 CEFET/RJ NOVA IGUAÇU - Centro Federal Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, 2 FEUSP - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Ensino Médio, ensino por investigação, Física



 EA-30-6 - REAÇÕES DE OXIDAÇÃO-REDUÇÃO: CONCEPÇÕES CONCEITUAIS DE ESTUDANTES DO NÍVEL MÉDIO
Klein, S. G.1, BRAIBANTE, M. E. F. 1
1 UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Oxidação-redução, Concepções Conceituais, Ensino de Química



 EA-28-5 - REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: CONTRIBUIÇÕES PARA PROFESSORES
Monteiro1,4, Aragon3
1 IBC - Instituto Benjamin Constant, 3 UENF - 2Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, , 4 UFF - Universidade Federal Fluminense

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Formação de Conceitos Científicos, Deficiência Visual, Inclusão



 EA-28-6 - SABERES POPULARES CONSCIÊNCIA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A MEDICINA POPULAR
Nascibem, F.G1, Viveiro, A.A2
1 IQ/CAR - Instituto de Química de Araraquara- UNESP, 2 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Conhecimento científico, conhecimento popular, ensino de ciências



 EA-22-5 - SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA MATÉRIA: INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Nascimento, V. S.1,1, Martins, M. P.1, Benite, A. M. C.1,1
1 LPEQI - Laboratório de Pesquisa em Educação Química e Inclusão

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  CTSA, Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Química, Pesquisa-ação



 EA-27-6 - TEMA GERADOR E PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: CONTRIBUIÇÕES PARA APRENDIZAGEM EM QUÍMICA E BIOLOGIA.
Miranda, A. C. G.1, Braibante, M. E. F. 1, Pazinato, M. S. 1,2
1 UFSM - Universidade Federal de Santa Maria , 2 UNIPAMPA - Universidade Federal do PAMPA

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Ensino de Química e Biologia , Investigação temática , História em quadrinhos



 EA-39-5 - TÓPICOS DE COSMOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM A PARTIR DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS
SEFERIN, ÁDILA MOTTA LEITE1,3, ALVARENGA, FLÁVIO GIMENES1, AMBRÓZIO, ROSA MARIA2
1 CEUNES/UFES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, 2 SEDU - COLÉGIO ESTADUAL, 3 IFES - INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  ensino por investigação, cosmologia, física moderna



 EA-29-4 - TÓPICOS EM GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES À LUZ DE REFERENCIAIS TEÓRICOS PARA APRENDIZAGEM
Nascimento, J.M.L1, Siqueira, A.E.2, Góes, A.C.S2, Meirelles, R.M.S1
1 FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz, 2 UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Aprendizagem Significativa, Ensino de Ciências, Genética



 EA-21-5 - TRAZENDO A MACROEVOLUÇÃO PARA A SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE BIOLOGIA EVOLUTIVA DE FORMA PLURALISTA E INTEGRADA NO ENSINO MÉDIO
Costa, V. de S.1, Coutinho, J. G. da E.2, El-hani, C. N.1
1 UFBA - Universidade Federal da Bahia, 2 IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Design Research, Ensino de Evolução, Ensino Médio, Macroevolução, Pluralismo de Processos e Padrões



 EA-40-3 - UMA LEITURA PEIRCEANA DE NÍVEIS DE SIGNIFICADO DE FÍSICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
TREVISAN SANZOVO, Daniel2,1, LABURÚ, C.E.2
1 UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2 UEL - Universidade Estadual de Londrina

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  Aprendizagem Científica, Interpretantes, Charles Sanders Peirce



 EA-32-5 - UMA PESQUISA DE INTERESSE ORIENTANDO A ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE OFICINAS DE ENSINO
Lilian Cristina Costa Alecrim de Oliveira1, Evandro Silva1, Marilde Beatriz Zorzi Sá1
1 UEM - Universidade Estadual de Maringá

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  formação, oficinas de ensino, pesquisa de interesse, reflexão



 EA-40-6 - USO DE DEMONSTRAÇÕES INVESTIGATIVAS EM SALA DE AULA DE FÍSICA PARA PROMOVER O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES
Almeida1, Valadares1, Aguiar1
1 FAE/UFMG - Faculdade de Educação de Minas Gerais, 2 FAE/UFMG - Faculdade de Educação de Minas Gerais, 3 FAE/UFMG - Faculdade de Educação de Minas Gerais

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  demonstração investigava em física, engajamento disciplinar produtivo, experimentos cativantes, interações dialógicas



 EA-38-6 - UTILIZAÇÃO DE BRINQUEDOS PARA EXPLICAR AS LEIS DE NEWTON PARA O PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
SANTOS1, SILVA1, ROCHA3
1 IFNMG - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2 IFNMG - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 3 EEDOPS - ESCOLA ESTADUAL DOUTOR OSVALDO PREDILIANO SANT´ANA

   
Área: 16 - Ensino e aprendizagem de conceitos científicos II
Palavras-chave:  BRINQUEDOS, ENSINO DE FÍSICA, RECURSOS INSTRUCIONAIS


 



Promoção

ABRAPEC



FAPESP

2015 © Todos os direitos reservado a ABRAPEC.
Adaltech